segunda-feira, 5 de novembro de 2012

V SEMEIA vai discutir Gestão de Resíduos Sólidos

As bolsas do evento foram confeccionadas a partir de banners acadêmicos e de políticos reaproveitados, por um grupo de mulheres da zona rural sob coordenação da artesã Helena Lozano, de Serra Grande/Uruçuca.
Nomes de referência nacional na área de Gestão de Resíduos Sólidos participam de 12 a 14 de novembro, na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, do V SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais. “Resíduos Sólidos” é o tema central do evento cuja conferência de abertura será apresentada pelo jornalista Washington Novaes, às 19 horas, do dia 12 de novembro, no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade. 
Terça (13) e quarta-feira (14), pela manhã serão realizadas duas oficinas para convidados, uma interna sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UESC, que contará com a presença do Gestor de Resíduos Sólidos do projeto Recicla USP e outra para Gerenciamento de Resíduos Sólidos Municipais, abrangendo técnicos e gestores dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Uruçuca e Una. 
Ainda na terça-feira, (13), as atividades serão retomadas às 13 horas com o painel abordando "Gerenciamento dos resíduos sólidos e aspectos institucionais e legais da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos". A palestra de abertura, "Panorama nacional e desafios do gerenciamento dos resíduos sólidos na Implementação da PNRS." será apresentada por Darci B. Campani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor regional da ABES.
A programação segue com mesa redonda com: Andrea de Barros (IBAM), destacando "Os desafios da implementação dos Sistemas de Logísticas Reversas no país"; Sabine Robra (BioMA-UESC) "A experiência alemã no gerenciamento de resíduos sólidos: aspectos do tratamento"; com a representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (SEDUR), Tônia Dourado, "Os desafios do gerenciamento de resíduos sólidos no estado da Bahia. 
O painel "Aspectos sociais, econômicos e ambientais da gestão de resíduos sólidos" será aberto às 13 horas de quarta-feira (14/11) com a palestra "A viabilidade econômica e ambiental das formas de reaproveitamento e tratamentos dos resíduos sólidos " apresentada por Márcio Amazonas, gerente para América Latina da Plastic Technologies Inc. (Atlanta, EUA) seguida de mesa-redonda com: Sabetai Calderoni (Instituto Brasil Ambiente) abordando "Aspectos econômicos – custo do manejo de resíduos sólidos urbanos e as externalidades"; Alex Rodrigues Nogueira(USP) "Impactos ambientais e o ciclo de vida dos produtos da extração de recursos até a destinação final dos resíduos sólidos"; Carlos Henrique de Oliveira (Instituto Pólis), Propostas e desafios na sustentabilidade social do gerenciamento dos resíduos sólidos 
O SEMEIA é um evento anual para tratar de temas socioambientais relevantes. É promovido pelo Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente da UESC e pelo Mestrado em Ciências Ambientais da UESB (Campus Itapetinga), sob coordenação dos professores: Guilhardes de Jesus Junior (DCJUR/UESC); José Adolfo de Almeida Neto (DCAA/UESC) e Luciano Brito Rodrigues(UESB). 
Serviço: 
O que: "V SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais," 
Onde: Campus da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA 
Quando: 12 a 14 de novembro 
Tema central: Resíduos Sólidos 
Informações: informacoessemeia@gmail.com (73)3680-5275 - (73) 3680-5274

Nenhum comentário:

Postar um comentário