terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Para secretário, revisão do Plano Diretor de Ilhéus é fundamental

Uma ampla re-estruturação interna, a reorganização do espaço urbano da cidade e uma minuciosa revisão nas leis complementares do Plano Diretor de Ilhéus, instrumento que norteia a ação dos diversos agentes públicos e privados na implantação das políticas de desenvolvimento urbano, são algumas das metas iniciais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semau). Além dessas propostas, o secretário Antônio Vieira também destaca a importância de um permanente diálogo com os segmentos organizados do município, o fortalecimento da parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e a valorização de ações, projetos e instrumentos marcados pela sustentabilidade. 
Na visão de Antônio Vieira, diante da instalação do complexo intermodal, dos empreendimentos que já estão sendo executados na cidade, principalmente no setor imobiliário, e da importância dos conceitos ligados a algumas questões cruciais, como a mobilidade urbana, a revisão nas leis complementares do Plano Diretor do Município é fundamental. “Além de dizer respeito diretamente ao uso e ocupação do solo, precisamos atualizá-lo porque é esse importante instrumento que vai definir os paradigmas capazes de nortear o desenvolvimento da cidade”, reforça o secretário. 
PARCERIA - Ainda na área de urbanismo e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Vieira cita a existência de um importante projeto desenvolvido em parceria com a Bahia Mineração (Bamin) para aperfeiçoar a estrutura urbana do centro da cidade. Também possui relevo a assinatura pelo prefeito Jabes Ribeiro de um termo de compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis. “Este último, que envolverá o governo como um todo, tem a proposta de melhorar os indicadores do município, uma vez que oferece aos prefeitos uma agenda completa de sustentabilidade urbana”, explica o secretário municipal. 
Outra questão que, segundo Vieira, terá total atenção da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo é a Mata da Esperança. “É um privilégio ter uma floresta de 437 hectares em plena zona urbana. Além de uma riquíssima biodiversidade, a Mata da Esperança possui dez quilômetros de rios e encontra-se quase que integralmente preservada”, comenta o secretário. “Em razão da importância desse rico patrimônio, precisamos aproximá-lo do dia-a-dia da nossa população, seja através de instrumentos educativos, seja por meio de uma exploração sustentável”, propõe Antônio Vieira. 
Após enfatizar a total desarticulação da máquina pública, onde boa parte dos setores foi encontrada funcionando de forma precária, o secretário Antônio Vieira reitera o esforço para re-equipar o serviço público municipal. “Estamos trabalhando praticamente todos os aspectos, desde coisas triviais, como internet e telefone, até as mais complexas, como um novo organograma de pessoal, projetos fundamentais e releitura das legislações voltadas para urbanismo e meio ambiente”, completa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário