terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeitura adota medidas emergenciais em centrais de abastecimento

Após vistorias nas centrais de abastecimento dos bairros do Malhado e da Urbis, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), tomou medidas emergenciais para melhorar o funcionamento dos equipamentos até que eles sejam revitalizados. “O nosso objetivo é revitalizar tanto a Central do Malhado quanto da Urbis, melhorando as instalações e assegurando maior conforto, higiene e segurança para comerciantes e usuários”, frisou o vice-prefeito e titular da Sedic Carlos Machado (Cacá).
Os técnicos da prefeitura identificaram uma situação de completo abandono das centrais de abastecimento. Paredes rachadas, acúmulo de lixo e entulho, boxes fechados, usuários de drogas alojados nas instalações, tetos em risco de desabamento, foram alguns dos problemas identificados pela Sedic. 
A primeira medida da prefeitura foi a limpeza. As centrais foram os primeiros locais a ser limpos pelo mutirão que começou no segundo dia da gestão, em parceira com a iniciativa privada. Outra medida foi a intensificação da fiscalização, principalmente, para evitar a circulação de motoqueiros e ciclistas nos locais. Além disso, a Sedic também solicitou à Guarda Municipal maior frequência de rondas nas centrais e fez um pedido à Empresa Baiana de Saneamento e Água (Embasa): a instalação de hidrantes para lavagem das centrais.
Cacá informa ainda que há uma ação conjunta da Sedic com a Secretaria de Desenvolvimento Social para retirada e atendimento dos usuários de drogas que ficam nas centrais. Além disso, o vice-prefeito destaca que também será feito o recadastramento dos permissionários. “Essa medida é importante para podermos manter o controle sobre o uso dos boxes. Muitos estão fechados e alugados como depósitos; isso é inadmissível, pois, além da redução da oferta de empregos para a população, esses boxes também são focos de baratas, ratos e demais animais peçonhentos”, explica o secretário e vice-prefeito.
No entanto, Cacá ratifica que todas essas medidas são emergências e paliativas, e informa que a Sedic via elaborar um projeto para revitalização das duas centrais de abastecimento, que inclui reestruturação física e padronização dos boxes, quiosques e barracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário