sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Regionalização do Samu

Representantes de vários municípios participaram na última quinta-feira (10) de uma reunião na sede da Secretaria de Saúde para cumprir mais uma etapa do processo de regionalização do Samu de Ilhéus. De acordo com informações da secretária Ledívia Espinheira, a regionalização atenderá a uma microrregião composta por 20 municípios (14 deles, com veículos), beneficiando um total de 720 mil pessoas. “Esta reunião é mais um passo no sentido de concluirmos este processo, que, ao lado das UPAs, encontra-se plenamente inserido no contexto do plano global de atenção às urgências”, avaliou. Participaram do encontro o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, e assessores e secretários de Saúde de Una, Gandu, Valença, Uruçuca, Ituberá, Teolândia e Nova Ibiá.
Ledívia Espinheira pediu o empenho de todos para que o processo de regionalização do Samu continue evoluindo e, assim, possa beneficiar milhares de munícipes. “Para isso, nos colocamos mais uma vez a inteira disposição de vocês, seja através de visitas técnicas ou de qualquer outra orientação”, enfatizou. Durante o encontro, a secretária reforçou também o compromisso prioritário do governo municipal com a reativação da rede básica, o combate à dengue e a ampliação do atendimento de emergência.
O coordenador geral do Samu de Ilhéus, o médico Walbert Silveira, pontuou algumas informações aos assessores e secretários de Saúde dos municípios envolvidos. Silveira lembrou que praticamente, toda a documentação necessária das cidades que compõem a microrregião encontra-se concluída. “Resta, agora, a parte física, como, por exemplo, a construção das bases”, alertou. O coordenador também que a gestão do Samu é tripartite: o Ministério da Saúde arca com 50% dos custos, os estados com 30% e os municípios com os 20% restantes. Ele esclareceu ainda que as unidades avançadas contam com médicos, enfermeiros e condutor enquanto que as unidades básicas são compostas por condutor e técnico em enfermagem.
Na ocasião, o secretário de Saúde de Uruçuca, Wesley Novais, elogiou os esforços do município de Ilhéus para concluir o processo de regionalização do Samu e, assim, beneficiar dezenas de municípios menores. “Será fundamental para que cidades de pequeno porte consigam dar um salto de qualidade”, afirmou. Novais esclareceu que, além dos levantamentos técnicos iniciais, o novo governo municipal de Uruçuca segue identificando a melhor área para a construção da base. Já a secretária de Saúde de Una, Marúcia Bahia, garantiu que o local para a instalação da base do Samu no município já foi escolhido. “O espaço será reformado e fica nas dependências do Hospital Municipal Frei Silvério”, informou a secretária.
Samu - O Samu 192, que faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo federal reduziu consideravelmente o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço emergencial funciona 24 horas por dia, com equipes formadas por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: vias públicas, residências e locais de trabalho, contando sempre com as centrais de regulação, profissionais e veículos de salvamento. As centrais de regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita para o telefone 192. 
A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.
O médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento imediatamente, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o profissional avalia qual o melhor procedimento para o paciente, que pode ser a designação de uma ambulância de suporte básico de vida, com condutor socorrista e técnico em enfermagem, ou o envio de uma unidade avançada, com médico e enfermeiro, dependendo sempre da gravidade do caso. Além disso, em muitos casos, com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, tem a oportunidade de reservar leitos para que o atendimento de urgência tenha a devida e necessária continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário