segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cardeal Braz de Aviz comenta renúncia de Bento XVI

Fonte: Rádio Vaticano - "É um ato de extrema humildade por parte do Papa, de extremo amor à Igreja e que nos colheu muito de surpresa", disse o cardeal brasileiro.
"O sentimento é de surpresa, muito grande": palavras do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que estava presente no momento do anúncio da renúncia de Bento XVI.
O cardeal Braz de Aviz fala à Rádio Vaticano da reação de surpresa dos cardeais presentes:
Nós fomos convocados esta manhã às 11hs para o consistório dos cardeais com o programa de aprovação de novos santos para a Igreja. Toda a sessão foi feita em latim, e no final da sessão o Papa pessoalmente anunciou esta notícia para nós muito extraordinária. Eu inclusive consultei o cardeal que estava ao meu lado e disse: "O Papa está dizendo que ele está renunciando?". Porque não me parecia verdade.
De fato, depois vimos que já estava confirmado e era isso mesmo que ele estava dizendo. Foi uma surpresa para todos nós porque esta atitude da renúncia não é uma atitude muito comum na Igreja. Mas a gente acredita que o Papa, provavelmente ajudado pelos seus médicos, pelas pessoas que lhe estão perto, seguramente ele avaliou isso, e o fez no conjunto da Igreja para o bem da Igreja. É um ato de extrema humildade por parte do Papa, de extremo amor à Igreja e que nos colheu muito de surpresa. Mas nós acreditamos realmente que o Papa o fez por amor à Igreja, por amor à Sé de Pedro, e nós sabemos o quanto ele trabalhou, quanto ele está trabalhando e trabalhará até o dia 28 ainda nesse sentido. O sentimento é de surpresa, muito grande. A gente via na própria sala esta surpresa. Não sabíamos de nada, só da questão do consistório para os santos e não de sua renúncia. Nesse sentido, foi uma grande surpresa. Também a atitude dele: "Continuarei ajudando através da minha oração e do meu testemunho". Isso é muito bonito da parte do Santo Padre. Da nossa parte, queremos pedir pela Igreja, pedir também pelo novo conclave e pedir para que o Senhor dê a nós o Pontífice que ele pensou para este momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário