segunda-feira, 18 de março de 2013

Agricultores estudam Plano Estadual para fortalecer a economia do cacau


Pequenos, médios e grandes agricultores da região sul da Bahia iniciaram um estudo para elaboração de um plano emergencial com perspectivas ao fortalecimento de toda a rede de negócios que gira em torno da cacauicultura. A proposta surgiu na tarde da última sexta-feira, 15, durante a reunião da Câmara Setorial do Cacau, que contou com a participação do Secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do diretor-presidente da CAR, Vivaldo Mendonça, do presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, além de representantes da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Ceplac, Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), dos trabalhadores rurais, além de secretários municipais de Agricultura.
“Foi uma reunião muito proveitosa, pela primeira vez juntamos todos os grupos, pequenos, médio e grande produtores, além do setor industrial”, considerou o secretário. “Daqui sairemos com diretrizes, pensando na elaboração de um plano para 20 anos, mas com propostas emergenciais, para que possamos lançá-lo até junho próximo”, destacou o Salles, fazendo questão de ressaltar a participação do prefeito Jabes Ribeiro. “Jabes é uma importante força política na região para o fortalecimento da economia do cacau”.
Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro falou do seu empenho na defesa da lavoura cacaueira em toda a sua trajetória política e lembrou a conquista do projeto de Lei Nº 2.920, de 1992, época em que exerceu o mandato de deputado federal, que restabeleceu a alíquota de 3% sobre a produção anual do empregador rural (segurado especial) para a seguridade social (INSS).
Dados - Após ouvir os representantes das instituições em defesa da lavoura do cacau, Eduardo Salles pontuou algumas diretrizes necessárias para a elaboração do plano. Segundo o secretário, é preciso um diagnóstico da região, incluindo dados estatísticos de toda a cadeia produtiva, assim como a delimitação das unidades coordenadoras para a execução de pressão política junto ao governo estadual para o avanço na infraestrutura. Ainda, o plano deve apontar perspectivas ambientais, turísticas e de formação de cooperativa. “É preciso a cumplicidade de toda a região para pressionar o governo”, frisou Salles.
De acordo com as diretrizes sugeridas pelo secretário estadual, a Câmara Setorial do Cacau realizará nova reunião, na próxima quinta-feira, dia às 8 horas, na sede do Sindicato Rural de Ilhéus, com o propósito de iniciar a elaboração do plano, na próxima quinta-feira, às 8 horas, na Câmara Setorial do Cacau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário