quarta-feira, 27 de março de 2013

Católicos de Ilhéus farão coleta para Igreja da Terra Santa

Peregrinos na Terra Santa

Monte das Oliveiras
Por orientação do Bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli, a Igreja Católica, em Ilhéus, fará coleta em beneficio da Igreja Católica da Terra Santa (Jerusalém). O Bispo atende a um apelo feito da Ordem franciscana dos Frades Menores (OFM) responsáveis pela salvaguarda «a memória» da passagem do Senhor em 74 Santos Lugares, na Terra Santa.
Fundada por São Francisco de Assis em 1217 e encomendada pelo Papa Clemente VI aos Franciscanos em 1342, a Custódia da Terra Santa da Ordem dos Frades Menores (OFM), considerada “pérola das missões”, é que toma conta e salvaguarda “a memória»” da passagem do Senhor em 74 Santos Lugares.
Em seu último boletim, a Custódia da Terra Santa, adverte da impossibilidade de subsistência da Igreja nessa região sem o apoio e solidariedade das outras Igrejas. Na região necessitam de moradias e trabalho para frear a tentação do êxodo que progressivamente diminui o número de cristãos.
No trabalho cotidiano da Custódia da Terra Santa estão comprometidos 300 frades franciscanos de mais de trinta nações diferentes que, juntamente com outros religiosos(as) e leigos(as) voluntários, se empenham na manutenção e renovação dos lugares santos como também no acolhimento e assistência aos peregrinos. A Custódia cuida de trinta paróquias e oitenta igrejas; dirige 16 escolas com 10.000 alunos e 400 professores, diferentes escritórios com 250 postos de trabalho, cinco hospedarias (as «Casas Novas») com quinhentos leitos para peregrinos, três residências de anciãos e dois internatos para órfãos.
Ajuda as famílias cristãs, em sua maioria excluídas do sistema político-religioso local, dando-lhes, moradias ou ajudando a pagar alugueis. Respalda a juventude universitária com bolsas de estudo, e as crianças com creches. Também promove uma ação científica, cultural e ecumênica através da Faculdade de Teologia Bíblica e Arqueologia de Jerusalém, o Centro de Estudos Orientais Cristãos do Cairo, o Instituto Magnificat de música sacra e a Editora «FranciscanPrinting Press». Todas estas atividades são possíveis graças à generosidade dos cristãos de todo o mundo. 
A coleta na próxima Sexta-feira Santa, dia 29 de março, em todas as paróquias, será destinada, toda ela, para a ajuda à Custódia, que agradece o empenho e colaboração dos católicos. Os fundos arrecadados podem ser encaminhados oportunamente ao Comissariado da Terra Santa, aos cuidados da Província de Santo Antônio. Banco do Brasil, Agência: 1839-2; Conta corrente: 148724-8. Pedimos a gentileza de que a remessa sejanotificada ao Comissariado por telefone, fax ou E-mailpara facilitar o controle da transferência e para que possamos agilizar a emissão do devido recibo.
Em Jerusalém, no Convento de São Salvador, sede da Custódia, foi criado um escritório específico para a assistência direta aos comissariados espalhados por todo mundo. Com isso a mesma quer aproximar cada vez mais os Cristãos do mundo inteiro à realidade da Terra Santa, incrementando o acolhimento aos peregrinos e proporcionando anos sabáticos a sacerdotes, religiosos e leigos que aí desejam servir por um determinado tempo de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário