quarta-feira, 6 de março de 2013

Empresários da Construção Civil se fortalecem criando a Ademi Sul

Advogado e empresário do setor, Marlon Silva
Trabalhar em parceria com o poder público na modernização da legislação do uso e ocupação de solo na região cacaueira e dar uma identidade ao segmento são os principais objetivos da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Sul da Bahia (Ademi Sul) que será criada no próximo dia 12, durante assembleia que acontecerá na Associação Comercial de Ilhéus, às 19 horas. A entidade vai ter a representação de empresários da construção civil e de outros segmentos ligados ao setor, a exemplo das empresas de terraplanagem e do comércio de material de construção que, juntos, somente este ano, estimam movimentar cerca de 300 milhões de reais na economia de Ilhéus. 
Advogado e empresário do setor, Marlon Silva, que coordena a implantação da Ademi Sul, destaca que a entidade surge com o objetivo de contribuir com a região, com a promoção de palestras, opiniões e debates sobre os parâmetros urbanísticos das cidades que mais crescem no sul da Bahia. “Iremos também, de forma organizada, apoiar projetos de lei e decisões administrativas que atendam ao desenvolvimento imobiliário e contribuir com a implantação e a modernização dos Planos Diretores destes municípios”, revela. 
Com a entidade, continua Marlon, será possível promover uma ampla divulgação do imóvel como fator de bem estar social de aplicação segura e rentável. “É preciso investir na construção da ideia de que o setor é fonte geradora de múltiplas atividades industriais e comerciais, como elemento de absorção da mão de obra”, destaca. De acordo com o advogado e empresário, a Ademi Sul pode dar uma grande parcela de colaboração para soluções do déficit habitacional, ordenamento, adequação e desenvolvimento urbano das grandes cidades regionais. 
Para além da assembleia de criação da Ademi Sul, na mesma oportunidade será eleita a sua primeira diretoria, conforme edital já publicado em jornais de circulação no sul da Bahia. O setor vive uma excelente fase na região cacaueira, reconhecem os empresários. Em Ilhéus, por exemplo, nos últimos quatro anos, asseguram, foram gerados cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos e negociados 4 mil imóveis, entre os que já foram entregues e os que estão em fase de construção. O setor vive um momento histórico e hoje mantém, em plena atividade, 15 construtoras. Segundo dados do Cadastro Geral dos Empregados (Caged), do Ministério do Trabalho, este é o segmento privado que mais emprega na cidade. E o melhor: o que menos demite. 
A movimentação intensa provocada pelo setor também está contribuindo para o surgimento de novos cursos superiores no eixo Ilhéus-Itabuna e, por consequência, na qualificação profissional dos jovens da região. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, já estão funcionando os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica. Na Unime, em Itabuna, está em pleno funcionamento, e com uma grande procura, o curso de Arquitetura. Alguns dos jovens que cursam a partir do terceiro semestre da faculdade já encontram-se empregados como estagiários nas construtoras e escritórios de engenharia e arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário