sexta-feira, 22 de março de 2013

Infraestrutura logística e fortalecimento da cadeia do cacau são prioridades para o Litoral Sul

“Queremos transformar Ilhéus a capital do cacau e do chocolate”. A frase é do coordenador do colegiado do Litoral Sul, Joelson Ferreira, e demonstra que a sociedade civil está atenta não somente as intervenções estruturantes em curso ou planejadas no território, como a construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e a duplicação da BR 415, que liga Ilhéus a Itabuna. O comentário foi nesta sexta-feira (22), no município de Itabuna (433 quilômetros de Salvador), durante a segunda plenária dos Diálogos Territoriais, que reuniu prefeitos, deputados, empresários, além de representantes da sociedade civil.
Entre as ações realizadas para fortalecer a cadeia produtiva do cacau, está à repactuação das dívidas de 95% dos pequenos e médios agricultores. Paralelo a isto, a produção de cacau na Bahia foi ampliada de 202 mil toneladas, em 2008, para 257 mil toneladas, em 2012, o que significa um aumento de 27%. De acordo com Ferreira, ainda sim, há dificuldades. “A importação de produtos com baixa qualidade e preços reduzidos forçam a queda do valor do cacau no mercado como um todo e deixa os produtores em dificuldade”, destaca o coordenador do colegiado do Litoral Sul.
O secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, destaca que o Governo do Estado está disposto ajudar os produtores, mas há limitações. “A intervenção no que se refere a cotação do produto internacionalmente é inócua, mas podemos ampliar a fiscalização sanitária para impedir que produtos de baixa qualidade entrem no mercado local”, destaca Gabrielli.
Outra ação que fortalece não só a cadeia de cacau, mas todo o Território Litoral Sul, é o investimento em infovias, permitindo assim, o acesso à internet em alta velocidade. “É uma iniciativa estruturante, cuja primeira etapa começa em 2013, permitindo assim, que empresas tradicionais ou não, instalem suas sedes em locais diferentes da unidade produtiva, pois o que é efetivamente necessário é o acesso a informação”, afirma Gabrielli.
Mais investimento
O deputado estadual, Rosemberg Pinto, destaca que o território Litoral Sul foi o segundo local que mais recebeu recursos do Governo do Estado. “Em volume de recursos, o território só perde para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na área de saúde, por exemplo, foram R$ 300 milhões na área de saúde no território”, afirma o deputado.
Segundo Gabrielli, este ano ainda estão previstos para o Território a construção de um armazém da agricultura familiar e economia solidária, bem como a instalação de mais seis unidades de beneficiamento de frutas.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário