segunda-feira, 4 de março de 2013

Jabes destaca parcerias como uma das estratégias do seu governo

Com a finalidade de enfrentar o caos administrativo encontrado no Município de Ilhéus, marcado por uma dívida global de 254 milhões de reais e pela total desarticulação dos serviços públicos, o prefeito Jabes Ribeiro destaca as parcerias institucionais como uma das principais estratégias de seu governo. Durante a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, o prefeito convocou vereadores, população, sociedade civil, instituições públicas e privadas a participarem de um grande esforço visando à superação da crise e preparação do município para receber várias obras e investimentos previstos para a região.
Consideradas fundamentais para auxiliar o processo de reorganização dos serviços públicos e da recondução da cidade ao caminho do desenvolvimento socioeconômico, as parcerias institucionais encontram-se presentes em praticamente todos os setores da administração municipal. Uma das primeiras medidas emergenciais do governo para a execução de um amplo mutirão de limpeza, responsável pela remoção de milhares de metros cúbicos de lixo e entulho, contou com a participação de diversas empresas, como a Bahia Mineração (Bamin), HP Terraplenagem, Atlântica Ambiental e Poupa de Frutas Sabiá, entre outras.
Ainda no bojo de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o objetivo de viabilizar uma grande Operação Tapa-Buracos nos diversos logradouros da zona urbana de Ilhéus, uma importante parceria vem sendo delineada com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). De acordo com informações do secretário Isaac Albagli, a intervenção terá início logo após a regularização das pendências da Prefeitura deixadas pela gestão anterior junto ao órgão estadual. “Apesar disso, é importante lembrar que já realizamos uma primeira rodada de serviços de tapa-buracos nas principais avenidas da cidade, em parceria com a Bamin e em caráter emergencial”,ressalta, acrescentando que “a formação de parcerias é uma medida fundamental para que o governo consiga superar a crise, garantindo a promoção dos serviços públicos à população.”
Turismo – A reunião de esforços, com o intuito de enriquecer o calendário de eventos do município para incrementar a geração de renda, também está presente na pauta de ações da Secretaria de Turismo (Setur). No período de 28 a 31 de março, durante o feriadão da Semana Santa, envolvendo uma grande parceria da Prefeitura com a Atil (Associação de Turismo de Ilhéus) e com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, será realizado o “Aleluia Ilhéus Festival”.Programado para ocorrer sem qualquer custo para o Erário público, o evento contará com o apoio do Sebrae, Ceplac, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Bahia Gás, Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus, além das secretarias de Indústria e Comércio e Agricultura e Pesca.
Outra área governamental da Prefeitura de Ilhéus que vem utilizando a formalização de parcerias é a cultura. Segundo informações do presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Paulo Atto, através de uma aliança com o Sebrae, foram ministrados nos últimos dias 22 e 23, no auditório Sosígenes Costa, os cursos de “Gestão Cultural” e “Financiamento Cultural”. Segundo ele, mais dois módulos do Projeto “Qualicultura”, iniciativa que beneficia artistas, produtores e gestores culturais, deverão ser oferecidos no segundo semestre deste ano.
Uma segunda parceria destacada por Paulo Atto foi estabelecida com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e com secretaria estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014a (Secopa) visando a oferta de cursos de capacitação nas áreas de artesanato e turismo cultural. “Temos, ainda, a formalização de uma parceria com a Rede IberoAmericana de Animação Sócio-Cultural, associação presente na Espanha e em Portugal, bem como em vários países da América Latina. A ideia é criarmos um Núcleo Brasil em Ilhéus para atrairmos contribuições importantes do órgão nas áreas de cooperação técnica e promoção de eventos”, .Por fim, menciona a existência de um convênio com o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), aliança que permitirá a cessão de uma técnica habilitada em restauração para o oferecimento de cursos variados.
Indústria e Comércio – O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio (Sedic) de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), elogia a decisão do prefeito Jabes Ribeiro de convocar toda a sociedade a participar desse “novo momento da história do município”. Na visão dele, a parceria é a moeda institucional do século XXI: “Em virtude das crescentes demandas e do mundo globalizado, o governo que menosprezar essa realidade terá sérias dificuldades para enfrentar e superar os grandes desafios impostos pela administração pública moderna”.
De acordo com Carlos Machado, para fazer frente aos novos e antigos desafios, a Secretaria de Indústria e Comércio está firmando uma parceria com o Sebrae tendo em vista a abertura do Balcão do Empreendedor. “O microempreendedor individual terá acesso a cursos de capacitação e a diversos outros serviços, como auxílio para preenchimento da Declaração Anual de Faturamento, abertura de créditos financeiros e abertura e renovação de alvarás”, explica.
Uma parceria da Sedic foi estabelecida recentemente com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), entidade vinculada ao Sistema Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). O órgão, que se encontra no município há 26 anos com o Centro Joaquim Ignácio Tosta Filho, localizado na avenida Ferroviária, no bairro do Iguape, zona norte da cidade, pretende construir em Ilhéus novos centros de tecnologia e de formação profissional.
Saúde - Durante reunião ocorrida no início de fevereiro, um processo de cooperação foi deflagrado entre a Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesab) e a Prefeitura de Ilhéus, visando o fortalecimento da atenção básica no município. A parceria possibilitará importante contribuição para o processo de formação e educação permanente da equipe de gestão e dos profissionais ligados à Saúde da Família. Também será importante para que Ilhéus consiga captar recursos junto aos governos federal e estadual, com vistas à aquisição de equipamentos, pagamento de custeio e melhoria de sua infraestrutura de saúde, incluindo reforma, ampliação e construção de novas unidades.
Na ocasião, o diretor de Atenção Básica do Governo do Estado, Ricardo Heinzelmann, adiantou que a secretaria estadual de Saúde também poderá disponibilizar alguns cursos de especialização em saúde coletiva e em saúde da família. “Tudo com a finalidade de auxiliar a Secretaria de Saúde de Ilhéus a organizar e a aperfeiçoar a gestão da atenção básica através da implantação de um apoio institucional permanente”, esclarece
Memória – Por sua vez, o secretário de Administração, Ricardo Machado, lembra que a parceria também está sendo importante para resguardar e preservar a memória da sociedade ilheense com a transferência do acervo do Arquivo Público João Mangabeira do Grupo Escolar General Osório, espaço que será reformado, para a antiga sede do Clube dos Comerciários, situada no entorno da praça J. J. Seabra, localizada no centro da cidade. O trabalho conta com o auxílio de especialistas em arquivologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Com a união de todos os segmentos da sociedade, visando à superação dos entraves que ainda impedem o desenvolvimento do município, o prefeito Jabes Ribeiro acredita que “Ilhéus possui um belo futuro”. Como exemplos positivos, ele cita alguns empreendimentos importantes do Governo do Estado na cidade, a exemplo do novo Hospital Regional, cujo local já está definido, a segunda ponte Ilhéus-Pontal, que deverá ter sua ordem de serviço assinada em breve pelo governador Jaques Wagner e a implantação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Além disso, o chefe do Executivo ilheense reitera a importância dos empreendimentos que compõem o chamado Complexo Intermodal, como o Porto Sul, novo aeroporto internacional, a chegada da Ferrovia Oeste-Leste e o funcionamento da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), além da duplicação da BR-415, como exemplos de investimentos que o levam a acreditar na efetiva retomada de um novo ciclo de desenvolvimento para Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário