sexta-feira, 22 de março de 2013

Lançado na UESC o Projeto Rondon Sul da Bahia


O I Fórum Regional do Projeto Rondon, envolvendo as quatro instituições localizadas no Sul da Bahia que têm participado de Operações do Projeto Rondon, foi realizado no Auditório Professor Altamirando Marques, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, na ultima quarta-feira (20). Além da UESC, participaram a Faculdade Madre Thaís ( FMT - Ilhéus), Faculdade de Ilhéus e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - Itabuna).
Durante o evento foi apresentada a proposta de Projeto do Rondon Regional, temporariamente batizado de Rondon Sul Bahia, que tem sua primeira operação prevista para julho de 2013, em três municípios da região. "Foi uma oportunidade sem igual, um marco para a extensão universitária em nossa região. Pela primeira vez quatro instituições de ensino superior se unem para viabilizar um projeto dessa envergadura, que muito pode contribuir para a participação de universitários nos processos de desenvolvimento dos municípios da região sul da Bahia, em especial do Território de Identidade Litoral Sul", afirmou o prof. Guilhardes Júnior, articulador do Projeto Rondon na UESC e coordenador da atividade.
O evento contou com a participação do coronel José Paulo da Cunha Victório, Gerente de Operações do Projeto Rondon, que expôs um pouco do histórico do projeto, cujas atividades foram iniciadas em 1967, por iniciativa de estudantes e professores da então Universidade do Estado da Guanabara, hoje Federal do Rio de Janeiro. Destacou a situação atual do Projeto, perfil dos rondonistas, características das operações, como se constrói uma Operação de Rondon, e também sobre os planos das futuras operações para julho de 2013 e janeiro de 2014.
O Pró-reitor de Extensão da UESC, prof. Raimundo Bomfim, fez uma exposição a respeito do perfil sócio-econômico dos municípios da região cacaueira, que sofreram os efeitos da falência da lavoura cacaueira nos anos 1980 e têm buscado alternativas de soerguimento através da diversificação de atividades econômicas e construção de projetos econômicos solidários. Ressaltando o papel da Universidade e das instituições de ensino superior nessa retomada de crescimento econômico.
Um professor de cada instituição falou sobre suas experiências de Rondon. O evento contou também com os depoimentos emocionados de ex-rondonistas da FMT e da FTC, um deles hoje Secretário de Educação do Município de Una, que fica a 55 Km de distância de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário