sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeito espera que TCM dê resposta sobre a Saúde na próxima terça-feira

O prefeito Jabes Ribeiro afirmou esperar que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) dê, na próxima terça-feira, dia 26, uma resposta definitiva a respeito do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pela Prefeitura de Ilhéus com os representantes das instituições hospitalares prestadoras de serviço ao SUS, de modo a resolver o impasse em relação aos pagamentos relativos aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Ele deu esta informação durante entrevista no estúdio da Rádio Santa Cruz, no programa Balanço Total, hoje, 22, comandado pelo radialista Jota Carlos, fazendo questão de repetir, porém, que em nenhum momento se negou a fazer o repasse do dinheiro, sendo obrigado a isto somente porque a legislação impede que a Prefeitura faça qualquer pagamento a empresa ou instituição que não estiver com todas as certidões negativas emitidas pelos órgãos públicos.

- Acredito – acrescentou Jabes Ribeiro – que o TCM se pronuncie na terça-feira, mas não creio que os conselheiros concedam uma liberação definitiva, sendo mais provável que seja aberto um prazo para que as instituições possam se regularizar. Caso isto aconteça, faremos os pagamentos dos serviços já prestados e iremos aguardar que, dentro do prazo fixado pelo tribunal, todas as instituições providenciem a documentação necessária, evitando que, futuramente, novo impasse seja estabelecido. O dinheiro para o pagamento nós temos, só não podemos, eu e a secretária da Saúde, é autorizar o repasse infringindo a legislação. É preciso que todos entendam isto de uma vez.
Durante a entrevista, o prefeito criticou as pessoas que integraram a administração passada, ou a base aliada do governo municipal, e que estão, agora, cobrando soluções urgentes “para os graves problemas que criaram, ao deixarem o município de Ilhéus abandonado durante os últimos oito anos”. Ele observou aceita as críticas que, porventura, as pessoas do povo queiram fazer, “até porque entendo que eles tenham pressa, uma vez que estão sofrendo diretamente os efeitos do descalabro com que esse pessoal tratou a administração. Mas esse pessoal, que se locupletou do desgoverno desses anos, porém, não tem autoridade moral nem política para querer que resolvamos em pouco mais de dois meses todos os problemas que herdamos”, acrescentou.
O prefeito falou também do trabalho que vem sendo feito para recuperar as áreas da saúde e da educação, mais problemáticas porque afetam diretamente a vida da população carente do município. Em relação à saúde, observou que, além de trabalhar pela recuperação do atendimento básico, determinou a instalação de uma auditoria interna e solicitou a presença de auditores do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), para a apuração de todas as irregularidades cometidas no setor.

Informou também a respeito dos contatos que tem mantido com autoridades, em Salvador e na recente viagem a Brasília, visando conseguir recursos para a implantação de novos projetos no município, a exemplo das obras de saneamento na zona sul e na área do Malhado e também da retomada do programa Viva o Morro, por meio do qual será feita uma série de intervenções nas áreas altas da cidade. E voltou a garantir que, apesar de todos os problemas, acredita plenamente na capacidade da sua administração de reorganizar Ilhéus e fazer o município voltar a crescer, recuperando sua pujança e a importância que já teve anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário