sexta-feira, 12 de abril de 2013

Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos é elogiada pela Santa Casa de Ilhéus

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus parabeniza e agradece ao Deputado Antonio Brito, o apoio que o parlamentar tem dado aos problemas enfrentados pela instituição no momento da sua reestruturação financeira, administrativa e organizacional, através da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. 
Para o provedor Eusínio Lavigne Gesteira "a Santa Casa está sendo preparada para que se viabilize como uma instituição de prestação de 80% de serviços ao Sistema Único de Saúde(SUS) e que possa comemorar os seus cem anos de fundação de forma saudável, prestando atendimento a população de Ilhéus e municípios de sua região abrangente. 
A Santa Casa de Ilhéus, é mantenedora do Hospital São José, da Maternidade Santa Helena que se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional. Nesses momentos de dificuldades e ao longo do seu mandato o Deputado Antônio Brito tem tido uma atuação fundamental nas conquistas ocorridas. 
Protesto nacional 
As Santas Casas, hospitais e entidades beneficentes realizaram neste dia oito um ato de mobilização nacional contra a realidade de infraestrutura e modo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O protesto é organizado em conjunto pela Confederação das Santas Casas, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em parceria com as Federações e Frentes Parlamentares Estaduais. 
O dia oito de abril foi escolhido pelas 2.100 Santas Casas, Hospitais Beneficentes e Filantrópicos, do Brasil como data de alerta Nacional à sociedade e ao Governo Federal para denunciar "a caótica crise e eminente colapso na assistência ao SUS, decorrente da brutal falta de recursos federais que garantam o funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde, gerando conseqüências fatais à população e aos prestadores de serviços". 
Os objetivos do movimento das Santas Casas são garantir plenamente a conquista do Sistema Único de Saúde, universal, integral e gratuito, sem qualquer nível restritivo de acesso aos usuários; alcançar financiamento público federal à saúde, com aplicação de 10% das receitas brutas da União e ainda viabilizar a sobrevivência das Santas Casas, Hospitais Beneficentes e Filantrópicos com ampla assistência ao SUS, com reajuste emergencial de 100% da Tabela nos procedimentos de clínica médica geral, clínica cirúrgica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia. 
As unidades de saúde se queixam que o Governo Federal vem aplicando na área da saúde menos do que deveria e transferindo aos estados e municípios as responsabilidades pela assistência da população, sem o repasse de recursos na dimensão necessária. Em 1980, a União respondia por 75% de todos os gastos com saúde e hoje este percentual gora em torno de 45%. 
Como consequências, o movimento aponta uma crise permanente; endividamento crescente; pressão sobre orçamentos municipais; depreciação física e tecnológica; precarização das relações de trabalho; baixos salários; redução de leitos; fechamento de hospitais; incapacidade de respostas as necessidades da população; Urgências e Emergências superlotadas; crescentes restrições de acessos dos usuários; judicialização da saúde com a população vem sofrendo gravemente com a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário