quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conder vai continuar operando o aterro sanitário

Secretário Cícero Monteiro, prefeito Jabes Ribeiro,
presidente da Conder, José Lúcio Machado, diretor
 de Equipamentos, Airton Villaça Maia e Assessora 
de R. Institucionais da Sedur, Adélia Andrade.

Em reunião com o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, o prefeito Jabes Ribeiro obteve a garantia de que a Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) vai analisar uma forma de manter no âmbito estadual a operação, manutenção e ampliação do aterro sanitário do município, localizado no Itariri. O encontro, na manhã desta quinta-feira, dia 6, foi realizado na sede da Sedur, em Salvador, com a participação, ainda, do presidente da Conder, José Lúcio Machado, do diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística da empresa, Airton Villaça Maia, e da assessora de Relações Institucionais da Sedur, Adélia Andrade.
Jabes Ribeiro informou ao secretário e aos dirigentes da Conder sobre a impossibilidade de o município arcar com os custos da operação do aterro, em razão das dificuldades financeiras que Ilhéus atravessa. E em decorrência da importância do equipamento e da necessidade de serem realizadas obras de ampliação e melhorias, colocou como fundamental que o órgão estadual continue como responsável pela operação do aterro sanitário.
Conhecedores dos problemas que a administração municipal enfrenta, o secretário e os dirigentes da Conder assumiram o compromisso de continuar no comando da operação, o que irá assegurar a realização das obras que o aterro necessita. O aterro sanitário do Itariri foi implantado em 2002, durante a gestão de Jabes Ribeiro, graças a um trabalho feito pelo prefeito junto ao então ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e à administração estadual.
“O fundamental, agora,” explicou o prefeito ilheense, “é não permitir que haja uma interrupção no trabalho de operação do aterro, uma vez que o contrato com a empresa responsável tem prazo até o final deste mês. Graças à sensibilidade do secretário Cícero Monteiro e do presidente José Lúcio, Ilhéus não terá mais este problema a enfrentar nos próximos meses e o aterro ganhará as melhorias que precisa para ser mais eficiente”.
O secretário Cícero Monteiro lembrou que a reunião desta manhã foi o prosseguimento de uma conversa iniciada com o prefeito Jabes Ribeiro durante a primeira edição dos Seminários Regionais Urbanos, que aconteceu em Ilhéus nos dias 28 e 29 de maio. E garantiu o interesse em atender à solicitação do prefeito: “Uma das possibilidades que estamos estudando é a de gerir o aterro através de um consórcio público, que é uma das ferramentas de extrema importância para o desenvolvimento regional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário