terça-feira, 11 de junho de 2013

Editus lança Assassinos de aluguel e outros contos



O livro "Assassinos de aluguel e outros contos", de autoria de Enio Jelihovschi, lançado pela Editus-Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, com 155 páginas, projeto gráfico de Deise Francis Krause e revisão de Maria Luisa Nora. Trata-se de uma coletânea de dezesseis contos ficcionais nos quais o autor projeta as temáticas judaica e gentia com uma linguagem ágil e ritmada, que revelam a violência passional de personagens intrigantes na busca pelo significado de suas existências. Os finais são surpreendentes.
Para o contista e critico literário Hélio Pólvora, na apresentação da obra "nelas localizamos uma veracidade contundente.Poderia parecer que ambas(temáticas) diferem, que estariam tão dissociadas ao ponto de baterem de frente. Engano. O autor, Enio Jelihovschi, é o mesmo narrador; ele se arrisca nas duas vertentes, se debruça, inquiridor, à beira dos precipícios que se abrem sempre aos pés dos errantes, judeus e não-judeus. Seu personagem predileto, o homem na busca de algum lugar que não identifica direito, e por isso é incapaz de retroceder a tempo para, talvez, mudar de rumo, está sempre atrelado à sua humana condição precária, nestes enredos tecidos à maneira de fábulas."
O professor Dr. em Estatistica/DCET/UESC, Enio Jelihovschi, surpreende suas criaturas no ápice de lances dramáticos, quando circunstâncias existenciais se retorcem e enovelam de modo a formular tragédias. Homens e mulheres carregam um fardo de angústias, descem aos círculos do Inferno, condenados de antemão em pergaminhos enigmáticos que teriam herdado a contragosto. O autor tem a sensibilidade aberta, qual ferida a sangrar, e não devaneia, ao contrario de alguns dos seus protagonistas. afirma Hélio Pólvora.
No prefacio escrito pela professora Reheniglei Rehem, ela destaca que na obra "o escritor desenvolve o seu processo criativo ficcional mesclando o gênero épico, de histórias curtas, com o lírico, através das falas dos seus personagens, oportunizando, com isso, que o leitor acompanhe, por exemplo, um texto sobre amor e traição, elaborado a partir de elementos que reconstituem o caráter de sentimentos universais, de forma particular e representativa. Outra qualidade literária que merece ser destacada nesta obra é a sua abordagem heteronímica, presente em onze daqueles dezesseis contos, sob a assinatura de “Angelo Rosacruz”, nome imaginário que ele cria, identifica e designa como alguém com qualidades e tendências estilísticas marcadamente diferentes das suas: “Angelo Rosacruz não nasceu, apareceu. Apareceu prontinho, com olhos denotando o desespero de não ter nascido”.
"Reitero que esta obra flagra momentos especiais da vida, e do aparentemente ordinário, em simetria às experiências e observações do seu(s) narrador(es), numa sequência que, certamente, motivará o leitor a desdobrar as suas páginas de forma conscienciosa e entusiasmada, confirmando assim o trabalho desse artista da palavra que poderá compor e enriquecer a galeria dos escritores contemporâneos, ainda que finja, ao nos dizer, se reportando ao seu heterônimo: ”Nunca o vejo, a não ser quando a estória está pronta e ele a entrega para mim. - Faça com ela o que quiser”. Que assim seja, Enio!" conclui Reheniglei Rehem.

Serviço:
O que: Assassinos de aluguel e outros contos
Autor: Enio Jelihovschi
editora: Editus-Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz
2013 / 155p. / 15,00 / 15X22 cm
ISBN: 978-85-7455-313-9
Informações: eniojelihovs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário