segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vice-reitor da UESC participa de missão internacional à Coréia do Sul


O intercâmbio científico e tecnológico e a mobilidade estudantil integram a pauta da missão internacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em visita a instituições de ensino superior da Coréia do Sul, a partir desta segunda-feira (17/6). 
O vice-reitor da UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz, Evandro Sena Freire participa da missão Internacional. Coordenada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), presidente da Abruem, João Carlos Gomes, que permanece no país asiático até 28 de junho.
A opção pela Coréia do Sul partiu de sugestão do do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, pelo grau de excelência das instituições sul-coreanas, sobretudo no campo das engenharias, computação e tecnologias da informação.
Segundo o presidente da Abruem “através do programa Ciência sem Fronteiras, hoje, a Coréia do Sul é um dos principais destinos de estudantes brasileiros, com desempenho reconhecido pelas instituições anfitriãs e empresas de alta tecnologia do porte da Hyundai”.
Segundo o presidente João Carlos Gomes, a visita à Coréia do Sul dá sequência à meta de projeção e internacionalização do sistema formado por 41 universidades. O projeto se iniciou em 2006, com a primeira missão internacional à China. No ano seguinte, uma comitiva de reitores visitou universidades do Chile; em 2009, a Itália; em 2010, a Espanha; e em 2011, Portugal.
No ano passado, os reitores visitaram universidades e instituições de pesquisa da Alemanha e Holanda, passando por 21 instituições em 18 dias de viagens. “A idéia é conhecer a realidade educacional desses países e estabelecer convênios de cooperação”, reforça o reitor, destacando que este processo tem mão dupla. “Nossas universidades contam com áreas de excelência e têm muito a oferecer num processo de troca de experiências, conhecimento e tecnologias”.
ROTEIRO
A visita da comitiva da Abruem às universidades sul-coreanas se iniciou nesta segunda-feira (17), pela manhã, na Korea University, instituição privada localizada em Seul, com mais de 20 mil alunos na graduação e cinco mil na pós-graduação. No período da tarde, o grupo passa pela Ewha Womans University, universidade privada das mulheres no centro da capital sul-coreana.
Na terça-feira (18), a agenda inclui visitas à Sungkyunkwan University (SKKU), universidade mais antiga da Ásia Oriental (campus de Suwon), onde, até o final da tarde, os reitores mantém contato com dirigentes das áreas de Ciências Naturais, Medicina, Turismo, Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas. Já quarta-feira, vão à Universidade Nacional de Seul, que compreende dezesseis faculdades e seis escolas profissionais.
Para quinta-feira (20), o programa prevê a passagem pela Sogang Unversity, universidade de artes liberais líder em pesquisa. No dia seguinte, a comitiva visita a Yonsei University, que programas de bolsas de até US$ 6 mil para estudantes internacionais. O roteiro será retomado na segunda-feira (24), com agenda à Hanyang University, de reputação reconhecida na formação de profissionais que atuam na industrialização e modernização do país.
A agenda da terça-feira (25) estipula vista o Instituto Kaist, mais importante centro de desenvolvimento de projetos de pesquisa estratégica da Coréia, localizado na cidade de Daejeon. Na quarta-feira (26), a comitiva se desloca para Pohang, para visita à Postech (Pohang University of Science and Technology), instituição que se dedica à pesquisa e educação em ciência e tecnologia.
Para quinta-feira (27) está agendada a participação em reunião do Conselho Coreano para a Universidade Educação. Na sexta-feira (28), visita à Universidade de Chung-Ang, renomada nas áreas de Farmácia, Mídia e Artes. Nos dias 29 e 30, a comitiva faz a viagem de retorno ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário