segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alunos da Piedade participam da Jornada Mundial da Juventude e da Pré-Jornada Rede Católica de Educação

Uma comitiva formada por 17 estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade, acompanhados pelas religiosas da União Romana da Ordem de Santa Úrsula, Nelsimar Silva e Valeci da Cruz, da professora Luiza Maria Menezes e de mais três pais, participam da XXVIII Jornada Mundial da Juventude que será realizada de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como lema“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), com a presença do Papa Francisco em sua primeira viajem missionária.
Instituída pelo papa João Paulo II, as Jornadas Mundiais da Juventude significam seis dias de reflexão, oração e intensa programação cultural de cunho religioso, durante os quais os jovens católicos reafirmam sua fé em Jesus Cristo. O papa Francisco mantem este legado convocando e atraindo os jovens de todo o mundo. Para a direção do Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, é uma satisfação poder enviar nosso adolescentes, alguns pais, a jovem professora e as religiosas. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
Realizada normalmente a cada quatro anos, a JMJ está sendo antecipada para não coincidir com a Copa do Mundo no próximo 2014. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. Naquele ano duas estudantes do Colégio foram enviadas à cidade de Madri.
Pré-Jornada da RCE
O grupo vai participar, primeiro, da Pré-Jornada JMJ, promovida pela Rede Católica de Educação (RCE), a qual o Instituto Nossa Senhora da Piedade é afiliado. O evento consiste em atividades preparatórias que serão desenvolvidas nos dias 22 a 24 de julho. Essas atividades consistirão em oportunidades diversas de formação e celebração para jovens e educadores das Escolas Integradas, articulando momentos comuns para todos e específicos para cada um dos grupos.
A programação da Pré-Jornada da RCE foi elaborada a partir das especificidades e demandas dos jovens e dos educadores, o evento vai oportunizar vivência e aprofundamento em temas e questões diretamente relacionadas aos objetivos do encontro mundial, que será renovador e impulsionador da identidade e do diferencial das Escolas Católicas, fortalecendo e valorizando sua contribuição para a sociedade e a educação brasileiras.
O Instituto Nossa Senhora da Piedade é um colégio, da Rede Mundial de Educação Ursulina e está completando 97 anos de fundado pela religiosa francesa Madre Thaís do Sagrado Coração Paillart. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário