quinta-feira, 4 de julho de 2013

Governador abriu o V Festival Internacional do Chocolate e Cacau em Ilhéus


O governador Jaques Wagner participou na noite desta quarta-feira (3) da solenidade de abertura do 5º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, no sul da Bahia. O evento vai até domingo e reúne mais de 60 expositores, entre fabricantes de chocolate, produtores de cacau, além de representantes de órgãos públicos e de empresas ligadas ao setor.
O festival, que conta com apoio do Governo do Estado, tem, entre outros, o objetivo de promover a troca de experiências e divulgar as novidades e tendências do mundo do chocolate, além de destacar a cultura do cacau e tudo que gira em torno de sua plantação.
Cadeia produtiva
Durante os cinco dias do evento serão realizados seminários, palestras e debates. Estão programados também a realização de shows musicais e apresentações artísticas. Wagner, que esteve em Ilhéus acompanhado dos secretários da Agricultura, Eduardo Salles, do Turismo, Domingos Leonelli, e do Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, destacou o esforço do Estado na verticalização da cadeia produtiva do cacau. 
“É bom chegar aqui e ver que saímos de três para 14 fabricantes de chocolate na exposição. Temos o cacau e não podemos abrir mão de transformá-lo em chocolate para agregar valor. Por isso temos lutado pelo bom preço do cacau e realizado uma série de ações para apoiar os produtores baianos”, disse o governador.
O festival também busca promover o turismo ligado ao chocolate e ao cacau. De acordo com o secretário Leonelli, “o chocolate tem potencial para ser mais um atrativo de visitantes para a região. A França recebe milhares de visitantes que vão conhecer o vinho, porque não podemos receber visitantes que venham conhecer nosso chocolate?”
Em agosto próximo a Bahia recebe, pela segunda vez, o Salão Internacional do Chocolate, maior evento do gênero no mundo, que vai acontecer em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário