segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resgatar os jovens na Igreja e na sociedade

São os objetivos que Pré-jornada Missionária da Juventude da Diocese de Ilhéus
Pe. José Alvino Cristo
São muitas as dúvidas dos jovens que acompanham os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude sobre o futuro dos trabalhos voltados para a juventude após a Jornada Mundial da Juventude. A esperança entre os jovens é que, com o passar da Jornada, a Igreja continue com as portas abertas para a juventude. A Jornada Mundial da Juventude será um resgate dos trabalhos com jovens no Brasil, neste sentido não tenho dúvidas que a realização da pré-jornada missionária da juventude e  ou sobretudo a jornada propriamente dita serão acontecimentos que marcaram a nova evangelização na Igreja no Brasil. Os jovens tem esta perspectiva e esperança.
Mesmo sabendo que  a juventude está presente nas preocupações e nas ações da Igreja do Brasil já há um bom tempo, veja por exemplo que já foram duas Campanhas da Fraternidade voltadas para os jovens É claro, porém, que a oportunidade de um Encontro Mundial de Jovens (JMJ), no Brasil, certamente trará um novo impulso e, também, um novo olhar e outras oportunidades de reflexão. Será ainda um tempo propício para nos aproximarmos de certos grupos juvenis (“tribos”) ainda um pouco afastados e buscarmos um diálogo.
Creio eu que  nestes dias, um dos temas de discussão é o empenho da Dioceses de Ilhéus e de toda a Igreja do Brasil no “pós-jornada”. Queremos renovar nosso compromisso com a juventude buscando novas linguagens, novos espaços, novas modalidades. Com certeza, a discussão sobre o mundo virtual, as redes sociais e os espaços midiáticos terão um lugar de destaque nestas reflexões. Mas também  os novos grupos, as novas identidades!
No caso da nossa Diocese, que neste ano completa 100 anos, é evidente que a questão da juventude tem que ser prioridade, por isso a pré-jornada ganha um sentido todo especial, pois, no projeto pós festividades centenária deve-se pensar profundamente nos jovens como esperança de um futuro para a Igreja que começa agora e também como um momento para chamar a atenção do Estado para as necessidades da juventude brasileira.
Com certeza este momento será eterno, um encontro bonito entre a Igreja, os nossos jovens e a Sociedade, seja um verdadeiro revivamento da fé nos jovens e dos jovens.
intensamente este Espírito em nosso país e que possamos, também a partir desta grande celebração que é a JMJ Rio2013, viver dias melhores, onde o Reino chegue a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário