quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Casos de Síndrome do Olho Seco aumentam durante inverno



O inverno é uma das estações do ano que potencializa as doenças oculares, sendo os olhos um dos órgãos do sentido que mais sentem as baixas temperaturas. Assim, uma das doenças que tem aumentada incidência neste período é o Olho Seco, Síndrome Ocular que causa desconforto, irritabilidade e pode ser facilmente confundido com alergias oculares. O diagnóstico correto e os cuidados orientados por um profissional médico são essenciais para identificação das causas e tratamento dos sintomas.
Entre os fatores externos como as mudanças climáticas que influenciam na Síndrome do Olho Seco, também são determinantes para o surgimento da doença fatores como o uso prolongado e inadequado do computador, poluição do ar e uso excessivo do ar condicionado. “Por outro lado, alguns distúrbios funcionais do próprio organismo também podem resultar na Síndrome, a exemplo do envelhecimento( quando ocorre a menopausa e andropausa), doenças como artrite, alergia, lúpus e Síndrome de Sjogren”, declarou a médica oftalmologista do DayHORC, Isabela Guimarães (CRM - 13.725).

Na Síndrome do Olho Seco há alteração na produção da lagrima, seja qualitativa e/ou quantitativamente. “As lágrimas são essenciais na lubrificação da córnea, o que ocorre quando piscamos os olhos. Sem as lágrimas produzidas de maneira adequada, têm vazão sintomas como ardor, irritação, visão embaçada, ressecamento, sensação de areia, coceira”, declarou a médica oftalmologista.
Considerado um problema crônico, a consulta a um médico oftalmologista é essencial para realização do diagnóstico correto, investigação das causas e sintomas para orientação e tratamento. Entre as recomendações para atenuar os sintomas, os colírios chamados lágrimas artificiais não costumam ter contra-indicação. “Agem como suplementação à lágrima natural e também podem ser usados em crianças, desde quando haja o diagnóstico de olho seco”, acrescentou Drª Isabela Guimarães.
A prevenção ao olho seco é determinante, principalmente a partir da identificação das causas. “Para o caso de pessoas que usam o computador durante muito tempo, aconselho piscar mais frequentemente e olhar periodicamente para direções contrárias da tela, o que pode evitar o surgimento dos sintomas”, declarou a médica. Ainda na lista das prevenções, alguns alimentos podem auxiliar na produção da parte gordurosa da lagrima, a exemplo dos ricos em ômega- 3, como salmão e castanha do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário