quinta-feira, 5 de setembro de 2013

...uma oração diária...

Querida Nossa Senhora da Vitória, Padroeira de Ilhéus.
15 de agosto de 2013. - Hoje, que se comemora seu dia, venho lhe fazer uma oração...
primeiramente agradecer, e depois lhe pedir uns milagres!
Ilhéus, cidade que tem suas bençãos, é uma cidade tão linda! que natureza pródiga! Ostenta o merecido título de Princesa! praias de areia branquinha, água morna, uma vegetação originária de mata atlântica com diversidade e muita beleza. Possui potenciais econômicos e turísticos fantásticos.
Temos porto de mar aberto, aeroporto, muitas vias de acesso...terras e mais terras para cultivo de cacau e do que mais se queira plantar ...mentes criativas, artistas talentosos em todas as áreas, gente aguerrida. Temos um teatro, um convento secular, uma universidade estadual conceituada.Temos história:capitania heriditária! Jorge Amado nos divulgou pro mundo todo! veja, Santinha! Temos ( e tivemos) também grandes inteligências por aqui. Agradeço, de coração, por todas estas e outras grandes bençãos! 
Pois é, Nossa Senhora da Vitória! Ocorre que, apesar de tudo isso, de tudo de bom que nos foi dado pelas graças do bom Deus - já há muito tempo - as coisas não andam nada bem por aqui! 
Não sei exatamente o que acontece, sabe minha Santinha? mas ...é impressionante andar nas ruas da cidade e ver tanto lixo!!! 
A avenida Soares Lopes - que tem tudo para ser um verdadeiro cartão postal da cidade - está em abandono, com uma iluminação esquisita, insuficiente. 
Vê-se sujeira por todo lado. Não tem parques coloridos de madeira para as crianças brincarem, nem bangalôs para jovens tocarem violão, ou para os artistas pintarem seus quadros mais próximos da natureza, nem muitos banquinhos em torno de árvores para os velhinhos descansarem seus anos...não tem nem flores!imagine!Tem matagal enorme! Não tem estrutura suficiente para que as pessoas possam fazer atividades de lazer: ciclismo, caminhadas...sabe o que tem lá? escuridão, buracos, sujeira, e...uma pretensa pista de skete onde drogados habitam e assaltam, com revólver em punho, os adolescentes que vão lá praticar o esporte, em plena luz do Sol!!!
Querida Nossa Senhora da Vitória!
Peço-lhe que me auxilie a entender o porque de algumas coisas! porque a nossa cidade está desacertando tanto com os seus administradores? entra prefeito, sai prefeito, e tudo fica igual...só as notícias de corrupção circulando pelas ruas...porque a prefeitura está tanto sem dinheiro assim? Ilhéus já foi um município considerado rico! a quem cabe fiscalizar isso? quanto ganham os assessores, secretários, prefeitos, vereadores, garis, professores? tem algum equilíbrio nisso? porque a segunda ponte da cidade ainda inexiste? porque o povo paga caro no serviço de transporte? porque inexiste boa vontade para realizaçao de boas política publicas? porque as pessoas da cidade vivem apáticas? porque com tantos talentos artíticos somente poucos conseguem algumas poucas oportunidade de mostrarem seus dons? vida cultural na cidade? tem? Um ou outro grupo isolado batalhando, fazendo o possível...mas...política cultural, de verdade, orquestrada pelo município, desconheço existir...
Porque não temos abrigos, nem casas de acolhimento? porque circulam tantos drogados, noiados, mendigos pelas ruas da cidade? dormem nas ruas e ali mesmo fazem suas necessidades fisiológicas.../ e creches? não temos ? políica social municipal também não há? 
E nossos museus? a preservação de Nossa história? 
E a boa educação? as nossas boas,limpas e equipadas escolas municipais, como/onde estão? 
...A avenida Soares Lopes bem que poderia ser um local movimentado, com muitas atrações, de um lado a outro ( do Porto ao Cristo)... feiras de artesanato...de alimentaçâo! Enquanto cidade turística (?!) é desejável que , de janeiro a janeiro, a cidade devesse viver em festa ( festa no sentido de viver em alegria, em movimento, para que recursos circularem: barracões de artesanato e artes...produtos da agricultura familiar...um shopping horizontalizado de arquitetura interessante e construído valorizando e divulgando nossos recursos naturais.
É, minha santinha! Existem tantas coisas possíveis de fazer... e que não são feitas!
Ainda assim, querida Nossa Senhora da Vitória...olha...contudo, viu?! esta Terra merece parabéns!!! mesmo "esmulambada" a princesa mantém seu título...como é linda! como é linda! 
E, querida padroeira! agora os pedidos...(os milagres!?)
Minha Santinha...mãe de todos nós...mãe do bom Menino Jesus! Peço-lhe que ilumine a consciência dos dirigentes desta cidade!
Dai-lhes luz, Mãezinha,para que cumpram dignamente seus papéis de Homens Públicos.Para que exerçam o Poder com seriedade e humildade, tendo em foco o bem comum, o bem da comunidade, o bem de todos! Só assim para que as coisas melhorem para os munícipes de Ilhéus, cidadãos que possuem direito à dignidade humana, em todas suas vertentes . Peço, lhe, ó Senhora, que as pessoas retomem o ânimo, e que assim, possam fazer também o que lhes cabe enquanto iniciativa privada, para que as boas coisas aconteçam por aqui...Nossa Senhora da Vitória, rogai por nós! amém!
Jane Hilda Badaró

Nenhum comentário:

Postar um comentário