sexta-feira, 16 de maio de 2014

Casa de Cultura Jorge Amado de Ilhéus integra programação da 12ª Semana Nacional de Museus


A Casa de Cultura Jorge Amado integra a programação da 12ª Semana Nacional de Museus. Em Ilhéus, o evento conta com exposições fotográficas, exibição de filmes, contação de histórias e apresentação de recitais de poesia e violão em diversos espaços de cultura da cidade, a exemplo do Museu do Mar e da Capitania, da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), espaços Goca Moreno e Dilazenze, Memorial Casa Sá Barretto, museus da Piedade e do Cacau e a Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia.
A Semana Nacional de Museus foi iniciada na segunda-feira, dia 12, e segue até este domingo, dia 18, em várias instituições de Ilhéus e em todo o país. O diretor da Casa de Cultura Jorge Amado, Odilon Andrade, disse que um dos objetivos é estimular a valorização do colecionismo e a interação entre acervos públicos e privados no campo das realidades culturais do país.
De acordo com Odilon Andrade, o acervo fixo do escritor funciona na Casa de Cultura Jorge Amado, no corredor do Centro Histórico de Ilhéus. No espaço, estão em exposição permanente as capas de seus livros, objetos pessoais, fotografias da família, representações de orixás, dentre outros. “A casa é muito visitada por turistas, estudantes e comitivas de diversos estados e municípios da Bahia que querem conhecer cada detalhe do prédio e a vida e a obra do autor de Gabriela, cravo e canela”, ressalta Andrade.
Horário de funcionamento da casa – Odilon Andrade informou que a Casa de Cultura Jorge Amado funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 13 horas e das 14 às 18 horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas. “A ano passado, o número de visitantes ficou em torno de 1.300 pessoas todo o mês. E no período da alta estação, a casa recebeu o dobro de visitantes, principalmente na Semana Santa e na temporada de navios transatlânticos”, contou.
O casarão foi construído na década de 20, pelo pai do escritor, João Amado de Faria, sendo por muitos anos residência da família. Depois de vendida, a casa pertenceu a um clube, abrigou a Faculdade de Direito e a Inspetoria Fazendária da Bahia. Em 1988, o imóvel foi doado ao município, pelo Estado e o então prefeito Jabes Ribeiro decretou o seu tombamento. Após reforma feita pela Petrobras, a Prefeitura de Ilhéus transformou em Casa de Cultura Jorge Amado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário