segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mutirão da Catarata terá início nesta quarta-feira em Ilhéus

A partir das 7 horas da manhã da próxima quarta-feira, dia 28, terá início o Mutirão da Catarata, em Ilhéus, promovido pelas secretarias de saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Município (Sesau), no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães – Avenida Soares Lopes. O evento, que ocorre até o dia 6 de junho, terá capacidade para atender um público diário estimado em 1.500 pessoas, com idade acima dos 60 anos. Também estão sendo convocados os pacientes dos municípios de Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras, Santa Luzia, Arataca e Mascote, além dos alunos do Programa Todos pela Educação (TOPA).
Para o titular da Sesau, Antônio Ocké, o programa Saúde em Movimento é de total qualidade, e configura-se como uma oportunidade para os cidadãos fazerem gratuitamente a cirurgia de catarata. Conforme destaca Ocké, o prefeito Jabes Ribeiro vem acompanhando diariamente a preparação do evento, exigindo os melhores padrões de qualidade nas acomodações e nos serviços que serão prestados à população de Ilhéus e de municípios circunvizinhos.
Conforme explica a diretora de Alta Complexidade da Sesau, Fernanda Ludgero, é importante que, antecipadamente, os interessados em participar do Saúde em Movimento, realizem suas inscrições nas secretarias de seus municípios, onde também receberão informações sobre o deslocamento. Além da consulta, caso seja detectada a catarata, o paciente será submetido à cirurgia no próprio local. Informa Fernanda Ludgero que a expectativa é de que sejam realizadas 7.000 consultas e 2.500 cirurgias, assim como exames do aparelho ocular.
A diretora de Alta Complexidade também ressalta que além de realizar a inscrição, o interessado, ao chegar no Centro de Convenções, deverá apresentar o Cartão Nacional de Saúde, Registro Geral (documento de identidade) e ainda o Crachá de Identificação. Desta forma estará apto a ser atendido em consulta, e caso necessário, se submeter à cirurgia, recebendo o colírio para um período de 30 dias, de forma gratuita. “Vale salientar que, os pacientes operados devem retornar em 24 horas, para avaliação pós-cirúrgica, e, posteriormente, depois de um mês”, afirmou Fernanda Ludgero.
Já a Superintendente Técnica da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Gleiciane Birschener, destaca que, para garantir conforto aos usuários, o Mutirão da Catarata disponibilizará cadeiras, toldos, mesas plásticas, sanitários químicos e bebedouros. “Estaremos também disponibilizando equipes preparadas para promover a higienização e conceder todo apoio ao público presente no evento”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário