terça-feira, 20 de maio de 2014

Profissionalização tecnológica, gestão rural, produção assistida e promoção social são os eixos para eficiência para a produção de cacau na Bahia



Mercado do Cacau - O Pro-Senar é uma nova estratégia de atuação do SENAR Bahia - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, juntamente com a FAEB - Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, que visa integrar e capacitar o trabalhador e produtor rural em todos os aspectos da cadeia produtiva. De acordo com o presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e vice-presidente de desenvolvimento agropecuário da FAEB, Guilherme Moura, em entrevista ao Mercado do Cacau, “a ação foi desenvolvida pelo SENAR Bahia, que ao longo dos últimos anos, vem se reinventando e desenvolveu um programa de longa duração e capacitação continuada, onde transformamos o homem, através dos treinamentos, e a propriedade, através da assistência técnica. O objetivo final do programa é melhorar a qualidade de vida do produtor e a rentabilidade da propriedade, através do uso adequado da tecnologia. O sucesso desse programa é tão grande, que já foi transformado em um programa nacional pelo SENAR Central”, informou.
Os programas já existentes no SENAR foram readaptados e colocados debaixo de uma nova cobertura conceitual que os orientará de forma ordenada para melhor desempenho e efetividade. O programa voltado para o cacau conta com quatro eixos de ação: Profissionalização tecnológica, gestão rural, produção assistida e promoção social. 
“Outro grande diferencial do Pro-Senar cacau é a forte presença da Assistência Técnica para acompanhamento e validação das ações do novo programa, levando ainda novos conhecimentos tecnológicos aos cacauicultores do Estado”, salientou Moura. 
As ações do Pro-Senar beneficiam conjuntamente todos os que atuam no processo rural: o produtor, o trabalhador rural, as famílias, a lavoura e a propriedade em si. O Pro-Senar cacau efetivamente irá atender nas regiões grupos de 20 propriedades aplicando as ferramentas de qualificação e profissionalização do SENAR e parceiros para os principais atores do Programa, entre eles, o Negócio Certo Rural; Formação de Empreendedores Rurais; Cursos de Formação Profissional e Programas Sociais. 
O Programa foi iniciado na região de Ilhéus em outubro/13 e segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Milton Andrade, o programa é também uma oportunidade de renovo tanto de ânimo, quanto de mão-de-obra: “Estamos em uma fase onde há muita sucessão no campo e o projeto veio como um renovo tanto, para quem estava um pouco desacreditado da cultura quanto, para quem esta iniciando agora no comando e precisava de orientações efetivas”, contou em entrevista ao portal Mercado do Cacau. 
Outro ponto bastante comemorado por Andrade é a formação empreendedora que o programa possibilita aos produtores. “Os cacauicultores estão aprendendo ao longo do curso, que conta com uma parte teórica e prática, como transformar a fazenda em uma empresa. Estamos sendo tecnicamente preparados para gerir as propriedades rurais, e especificamente as fazendas de cacau”, afirma. 
Além disso, Andrade acredita que, a iniciativa tende a melhorar a produtividade no estado, uma vez que os produtores serão estimulados e orientando com as melhores e mais eficientes práticas de manejo do cacau: “O projeto vai ao final dos dois anos mostrar sua viabilidade. O cacauicultor, a depender da condição financeira, optou por aplicar as técnicas em 1 ou até 10 hectares de sua propriedade, e ao final, eles irão perceber o crescimento e com certeza, vão expandir para outras áreas e assim, aumentar a produtividade estadual do cacau”. 
Na última quinta-feira (15), o projeto foi inaugurado também no município de Coaraci, sul do Estado. Na região o projeto será gerido pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município. 
Para o presidente do Sindicato rural e secretário de Agricultura de Coaraci, Venâncio Leal, o Pro-Senar Cacau propõe a transferência de tecnologia com o objetivo de conhecer o novo modelo de produzir cacau na região. "Os produtores serão assistidos por dois anos com aulas práticas e teóricas, que serão realizadas por instrutores, e terão acompanhamento de um técnico, que prestará uma assistência pontuada. Dessa forma esperamos que a produtividade seja melhorada na região", afirma. 
A intenção do programa é que através das 20 propriedades selecionadas através de inscrição e interesse dos produtores pela cultura, as práticas sejam repassadas para os demais produtores e outras turmas sejam criadas ao final do programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário