quinta-feira, 22 de maio de 2014

Reitora da UESC, Adélia Pinheiro, eleita presidente da Abruem


A reitora Adélia Maria Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, foi eleita, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - Abruem, e, para vice-presidente o reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, para um mandato de dois anos. A posse da nova diretoria será em agosto, na sede da Abruem, em Brasília.
A eleição ocorreu durante o 54º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, realizada, em Campos do Jordão(SP). A professora Adélia Pinheiro e o seu vice foram eleitos com o compromisso de “dar continuidade a tudo o que já vem sendo feito e, para além disso, fazer avançar ainda mais o processo de valorização da Associação e das Instituições a ela filiadas”. 
Com as propostas de proporcionar maior inserção da Abruem na pauta dos debates sobre a educação superior no país as ações serão implementadas no sentido da conquista do financiamento do governo federal às filiadas da Abruem como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.
A eleição da reitora Adélia Pinheiro surgiu e se fortaleceu ao longo das discussões e encaminhamentos desenvolvidos no Grupo de Trabalho MEC/ABRUEM, constituído com a finalidade de discutir as possibilidades de financiamento do Governo Federal às Universidades Estaduais e Municipais. Na avaliação da reitora, "a grandiosidade do desafio está na valorização do Ensino Superior, especialmente entre as instituições municipais e estaduais, e dar visiblidade à UESC e às demais instituições baianas. Pensando assim, assumimos um desafio ainda maior, qual seja, o de responder pela Presidência da Associação nos próximos dois anos." 
Melhorias para o Ensino Superior
No 54º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, realizado em Campos do Jordão no inicio deste mês, os reitores das principais universidades públicas estaduais e municipais do país aprovaram uma carta de reivindicações e moções, que têm por objetivo promover a melhoria do Ensino Superior e fortalecer a atuação das Instituições públicas.
Entre os itens contidos no documento estão: a inclusão das instituições em programas do Governo Federal; a isenção de cobrança de contrapartida em convênios federais; a ampliação de recursos públicos repassados às municipais e estaduais; a possibilidade dessas Instituições participarem de editais públicos federais e a ampliação de vagas e criação de novos cursos de Medicina.
Foi incluído na carta o compromisso de reivindicar junto à Frente Parlamentar da Educação e à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados possíveis alterações na Lei Complementar 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A proposta é que seja feita uma emenda à lei, estabelecendo um limite adequado para os gastos com a folha de pagamentos. 
A carta de reivindicações e as moções foram subscritas por 37 reitores e serão remetidas pela Abruem aos órgãos responsáveis, nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário