quinta-feira, 22 de maio de 2014

'The New York Times': Dengue pode se espalhar para outros países após Copa

O Brasil foi mais uma vez notícia nos jornais internacionais por conta dos riscos da dengue durante a Copa do Mundo. Desta vez, o The New York Times publicou em matéria desta quarta-feira (21) sobre o risco de que turistas se contaminem com o vírus da dengue durante o Mundial e levem a epidemia de volta para seus países de origem.
O jornal americano disse que as autoridades de saúde pública estão preocupadas principalmente pelo fato de que, prestes a sediar a Copa do Mundo, o Brasil estaria passando pela sua pior epidemia de dengue, tendo registrado 1,4 milhões de casos no ano passado.
As autoridades estariam preocupadas que alguns dos turistas voltassem para seus países contaminados. O jornal pontua que, se isso acontecesse e as pessoas fossem picadas pelo mosquito do gênero Aedes na volta, o vírus poderia ser espalhado em outros países.
De acordo com o The New York Times, uma equipe de cientistas brasileiros, espanhóis e britânicos analisaram 13 anos de dados climáticos, buscando traçar um padrão de condições amigável para o desenvolvimento dos mosquitos. O estudo, que segundo o jornal americano, foi publicado na última semana pelo Lancet Infectious Diseases, concluiu que as maiores ameaças seriam os estados de Natal , Fortaleza e Recife. Cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte , Salvador e Manaus teriam sido consideradas cidades de médio risco.
O The New York Times lembrou também que não há vacina para a doença, e que forma mais grave de manifestação da dengue, a hemorrágica, seria fatal em cerca de 1% dos casos.
Contudo, o jornal divulgou um comentário feito por cientistas australianos de que não haveria muita difusão da doença no exterior, uma vez que poucos turistas que vêm para o Mundial são de países com condições climáticas favoráveis para que os mosquitos Aedes possam prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário