quinta-feira, 5 de junho de 2014

CNBB dá “cartão vermelho” para “inversão de prioridades” na Copa



Pastoral do Turismo, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, distribui panfleto em que condena gastos públicos com o Mundial e cobra das autoridades brasileiras respeito aos direitos dos excluídos.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou a distribuir panfletos em que critica a “inversão de prioridades” no uso do dinheiro público na organização da Copa do Mundo. O material, assinado pela Pastoral do Turismo, está sendo espalhado nas 12 cidades que vão receber jogos do Mundial da Fifa. Publicados em português, espanhol e inglês, os folhetos listam oito pontos que, segundo a entidade, merecem “cartão vermelho”. Além do questionamento sobre a aplicação dos recursos públicos, a CNBB também condena a remoção de famílias e comunidades para a construção de obras dos estádios ou de mobilidade, a apropriação do esporte por entidades privadas e grandes corporações e o desrespeito sistemático à legislação ambiental, trabalhista e do consumidor.
Na avaliação da pastoral, a organização do Mundial aprofundou as desigualdades urbanas e a degradação ambiental. O panfleto também critica a “exclusão de milhões de cidadãos ao direito à informação e à participação nos processos decisórios sobre as obras que foram realizadas para a Copa”.
Ao lado do “cartão vermelho”, a CNBB lista o que seria “o gol da vitória” para os brasileiros durante a Copa. Para que todos saiam vitoriosos, destaca o panfleto, é necessário que algumas exigências fundamentais sejam cumpridas, como a garantia de que a população de bairros populares e moradores de rua tenham direito de permanecer em suas localidades.
Entre as seis reivindicações, estão o respeito à legislação trabalhista e à proteção dos trabalhadores, a não perseguição de quem estiver trabalhando em espaço público, a adoção de medidas eficazes de combate ao trabalho escravo, ao tráfico humano e à exploração sexual, principalmente de crianças e adolescentes. A pastoral pede o fim da criminalização dos movimentos sociais e o respeito ao livre direito de manifestação durante o Mundial.
No texto, a Igreja Católica também assume compromissos, como “acompanhar torcedores e jogadores, nas suas demandas por momentos de espiritualidade e encontro com Deus, bem como ser presença orante durante toda a Copa”. A pastoral se compromete a fiscalizar a eventual retirada de pessoas que vivem nas ruas e sua posterior devolução após o megaevento esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário