sexta-feira, 6 de junho de 2014

Comitiva de reitores brasileiros visita o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse


A Comitiva da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais - Abruem, na França visitou o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA). O decano e Coordenador da América latina, Ernesto Exposito mostrou que o INSA de Toulouse faz parte de um grupo de seis escolas na cidade, e que se constitui no segundo polo universitário da França. 
Fundado em 1963, o INSA é vinculado ao Ministério da Educação e Pesquisa, forma 12% dos engenheiros graduados na França, 600 por ano e 13 mil já formados. Faz parte do grupo de cinco melhores escolas de engenharia com cursos de cinco anos, com uma média de dez alunos por professor.
O INSA já vem trabalhando com cooperação internacional e precisa ampliar os projetos de intercâmbio, principalmente com o Brasil. Destacou que a maior parte da pesquisa é voltada para os interesses da indústria e para a transferência de tecnologia, sendo que os professores e pesquisadores mantém vínculo com o ensino, podendo em determinadas épocas se licenciar para se dedicar inteiramente a pesquisa e para a constituição de empresas por meio da lei de inovação. Em seguida, o Professor Dr. Eduardo Souza de Cursi, do INSA de Rouen e Diretor de Estratégias das Relações Europeias e Internacionais apresentou como é realizada a formação dos engenheiros na França e das adaptações necessárias para os acordos de cooperação internacionais.
Estudantes brasileiros
A delegação da ABRUEM participou de um Encontro com alunos brasileiros que relataram suas experiências nos seus intercâmbios. Depois, houve uma visita aos laboratórios de pesquisa do Campus INSA na área de biossistemas e processos.Após, uma apresentação da Comunidade de Universidades e Estabelecimentos de Toulouse –COMUE e visita aos laboratórios LASS ­ Análises e Arquitetura de Sistemas e ao prédio da ADREAM.
Encontro em Universidade de Clermont na Miu
A delegação brasileira foi recebida pelos presidentes e diretores dos institutos que constituem o consórcio. Primeira apresentação foi feita pelo PresidenteAlain Martel que abordou a importância da Universidade de Clermont para a região e da programação para o dia.
A Assessora para Assuntos Internacionais da Universidade de Alverne, Anne Garrait-Bourrier explicou que o consórcio foi firmado para dar maior visibilidade e atratividade para os institutos e universidades existentes na região. Destacou os excelentes índices obtidos pelas faculdades e cursos na avaliações externas realizadas na França e do grande envolvimento da Universidad de Alverne em cooperação internacional.
Na seqüência, o Presidente da Universidade Blaise Pascal, Prof. Dr. Mathias Bernard, destacou o potencial da sua instituição, em especial o fato de 14% dos 16 mil alunos serem oriundos de outros países, por meio das parcerias realizadas com apoio de um centro para aprendizagem da língua francesa.
A Escola Nacional Superior de Química de Clermont-Ferrand faz parte de uma rede chamada Federação Gay Lussac que reune 19 escolas em toda a França especializadas no ensino, pesquisa em química. A Diretora da ENSCCF, Profa Dra. Reza Djelveh explicou o ciclo de formação dos alunos em engenharia e outras graduações, pós-graduação.
O Diretor da Instituto Frances de Mecânica Avançada - IFMA (www.ifma.fr), Prof. Dr. Pascal Ray explicou que o Instituto faz parte, desde 2010, de uma rede de escolas assoaciadas chamada Institut Mines-Télécom que se dedicam essencialmente ao ensino, pesquisa e forte cooperação com as industrias na área mecânica.
O Professor Carlos Calado, Presidente da ABRUEM apresentou o sistema universitário brasileiro dos estados e municípios, do potencial para a cooperação e da expectativa dos reitores presentes em institucionalizar de fato o intercâmbio entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras e francesas.
Ao final do encontro foi realizada uma entrevista coletiva com a imprensa local com o Presidente da ABRUEM, Prof. Carlos Calado, o Presidente da Universidade de Clermont, Prof. Alain Martel e M. Colombier.
Visita Air Bus
Abruem visitou nesta quinta­feira, dia 05 de junho, o complexo do Air Bus Group, em Toulouse, na França. O Vice­presidente de Operações Internacionais, Sr. Joël Boff recebeu a comitiva dando as boas vindas e fazendo uma breve explanação sobre a programação da visita.
Após a apresentação do vídeo da ABRUEM, o Sr. Antonio da Costa, Gerente de Marketing do Air­Bus A380 ( maior avião produzido pelo grupo), apresentou os produtos fabricados e montados pelo conglomerado em vários países, os números da produção e a quantidade de equipamento em operação em todo mundo.
Cochard enfatizou o grande interesse da Air Bus em firmar cooperação com as universidades brasileiras e institutos de pesquisa, visando o desenvolvimento de ciência e tecnologia aplicadas aos interesses da companhia.
O Airbus Group é pioneiro mundial no domínio da aeronáutica, espaço e serviços relacionados com a defesa e a criação de tecnologia de ponta. O grupo opera em todo o mundo. Também, produz helicópteros no Brasil, mantém centros de pesquisa em Cingapura, Índia, nos EUA, China e Rússia, e possui centros de manutenção, reparo e revisão em cinco continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário