sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ilhéus celebra dia do meio ambiente com atividades culturais e serviços de saúde









Uma festa com atividades culturais, educacionais e serviços de saúde movimentou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), nesta quinta-feira, dia 5, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante todo o dia, cidadãos, moradores do entorno, estudantes da rede municipal, integrantes dos projetos Meninos Guerreiros e Retalhos Criativos participaram do evento promovido pela instituição da Prefeitura de Ilhéus. 
Quem compareceu ao local pode aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia e tomar vacinas contra tétano, febre amarela, gripe, além da tríplice viral.
Ainda, foi possível obter informações sobre falcoaria, o processo de tratamento da água, a vida dos repteis e besouros, bem como sobre as formas de combate à proliferação dos Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e as formas de tratamento da doença. Apresentações de capoeira e de grupos de percussão, exposição de artesanatos e de fotografias tonaram o ambiente ainda mais agradável e interativo. 

Segundo o presidente da Maramata, Fred Andrade, as atividades desta quinta quinta-feira tiveram o objetivo de ressaltar para a população ilheense a importância dos cuidados com o meio ambiente para a saúde e bem estar do homem. O gestor também comentou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição. “Hoje temos o orgulho de ser referência em Ilhéus sobre educação ambiental; e já começamos a atravessar fronteiras, com o agendamento de escolas de outros municípios, como Uruçuca e Itabuna, que querem conhecer o nossos projetos sociais, museu, oceanário e demais ações voltadas para a educação ambiental”, atestou o presidente.
A comemoração contou com a participação dos secretários de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Educação, Marlúcia Rocha, e de Meio Ambiente, Antônio Vieira, que representou o prefeito Jabes Ribeiro, e da primeira-dama, Adryana Ribeiro. Na ocasião, além de parabenizar o presidente da instituição pelo evento, Vieira estimulou a todos o uso consciente dos recursos naturais, o que coopera para a sustentabilidade ambiental. “Temos que aprender a preservar, para assegurarmos um futuro mais saudável, sustentável, e, consequentemente, vivermos em uma cidade melhor, com um povo mais solidário e educado”, frisou o secretário de Meio Ambiente. 
Durante o evento, o presidente da Maramata condecorou com troféus o mestre de capoeira Lázaro e a instrutora Suzana Ikuta pelo trabalho desenvolvido junto aos programas Meninos Guerreiros e Retalhos Criativos, respectivamente. Ainda, 15 crianças do Meninos Guerreiros foram contempladas com medalhas, em homenagem à assiduidade e comprometimento com o grupo e com as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário