quinta-feira, 31 de julho de 2014

Festival Internacional do Chocolate e Cacau encerra mais uma edição de sucesso

 Superando todas as expectativas, chega ao fim mais um Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia. A VI edição aconteceu entre os dias 24 e 27 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, e contou com 60 estandes e 43 expositores, sendo 21 deles de chocolates de origem. A iguaria pode ser consumida sob as mais diversas formas, desde bebidas, como o chocolate gelado e o licor, até as variações de trufas e barras com alta concentração de cacau e ingredientes diferenciados, agregando ainda mais valor aos produtos comercializados.
Ao longo dos quatro dias de evento, estima-se que 25 mil pessoas visitaram o Festival movimentando uma receita de aproximadamente meio milhão de reais só nos estandes. Além disso, quem foi ao evento pode conferir a programação gratuita que incluiu apresentações de artistas locais, no Palco Cacau; realização do II Fórum do Cacau e Chocolate, com a presença de importantes nomes da cadeia produtiva do segmento; aulas da Cozinha Show, com os chefs Abner Ivan, Giuliana Cupini, Alexandre Bispo e André Bispo; e palestras no Chocoday, com a presença de Maria Fernanda Di Giacobbe, da Venezuela, Chloé Dutre-Roussel, da França, e Klewer Carvalho; exposição de esculturas feitas em chocolate; e concurso para escolha do melhor bolo temático.
Somente no sábado, mais de 10 mil pessoas compareceram ao evento, um recorde comemorado pela organização do Festival. “Na primeira edição nós tínhamos treze estandes e um expositor de chocolate. Chegamos a 2014 com mais de vinte expositores de chocolate e a gente sabe que isso reflete claramente na cadeia produtiva. E a demonstração disso tudo é a quantidade de pessoas de outros estados e até outros países que vieram para cá em busca de negócios ou para conhecer mais sobre chocolate produzido com qualidade. Tivemos, inclusive, alguns compradores de chocolate interessados em distribuição no sul do Brasil. O evento é consolidado e isso é irreversível, e agora é já começar a trabalhar para o projeto 2015”, afirmou Marco Lessa, idealizador e organizador do evento.
A continuação do evento está assegurada em com data marcada para as edições de 2015. O Festival em Ilhéus ocorrerá de 4 a 7 de junho, e a edição da Amazônia de 6 a 9 de agosto. Lessa informa ainda que já se estabeleceu um contato formal com uma entidade do Espírito Santo para que ocorra uma edição lá durante a principal exposição do estado. “E estamos pensando em fazer uma edição de verão para oferecer mais uma alternativa para o turista que vem a Ilhéus e com isso reforçar a imagem da região como referência na produção de chocolate, quando já é conhecida como uma região produtora de cacau do país”, afirma.
Dentre as novidades deste ano, destaque para: a exposição de amêndoas premiadas, concurso realizado em parceria com a Ceplac, abrindo a possibilidade dos produtores agregarem valor ao seu produto, além de indicar para quem faz chocolate quem podem oferecer uma amêndoa com excelência; e também para a Minicozinha Kids, sob o comando da chef Olívia Fernandes, que atraiu a atenção de muitas crianças curiosas pelas receitas desenvolvidas especialmente para o Festival.
Diversas autoridades compareceram ao VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, dentre elas, o Secretário de Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro, que ressaltou a importância do evento não só para a região, mas para o país. Além disso, informou os novos investimentos do governo estadual para aumentar a produção de mudas de cacau geneticamente corretas, isenta de doenças e de alta produtividade, numa parceria com o Instituto Biofábrica. A ideia é que ao invés de se produzir 1 milhão e meio de plantas ao ano, esse número possa chegar a 7 milhões e meio, fomentando a cadeia de produtores de cacau, desde o pequeno ao grande agricultor.
Bárbara Sordi veio diretamente de Curitiba para participar do evento. Aluna do curso de pós-graduação em Chocolataria Gourmet, na Escola Castelli, achou interessante a proposta do evento em integrar os processos que envolvem a fabricação do chocolate, desde o plantio do fruto, até a finalização e exposição dos produtos. “Enriquece muito a gente que está estudando e, há três anos acompanhando os eventos, acho que tinha que ter mais dias, uma carga horária maior”, afirma Bárbara que em breve abrirá um negócio próprio com sua marca. Já De Mendes, de Belém, que há nove está à frente da marca Amazônia Cacau, produzindo chocolates gourmet, ressalta a importância da interação entre a Bahia e o Pará, não só para trocar experiências, “mas também para os aspectos de processamento do chocolate, porque já existem muito mais marcas na Bahia do que no Pará e marcas que estão se tornando referências no mercado e isso se constitui em aprendizado. A gente entende que a Bahia está um passo à frente do Pará em termos tecnológicos, de produção, de qualidade, e os produtores aqui, quer seja de cacau ou de chocolate, nos recebem muito bem, e entendo que isso é muito importante”, declara.
O VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia foi uma realização da MVU Promoções & Eventos, Instituto Biofábrica de Cacau, Associação de Turismo de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau – APC e Costa do Cacau Convention Bureau e conta com o patrocínio do Governo da Bahia, Ceplac, SEBRAE, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Harald, Sindicato dos Produtores Rurais, Governo do Pará, através da FAEPA, Prefeitura de Ilhéus e Prefeitura de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário