quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mutirão da Catarata em Ilhéus realizou 2.766 cirurgias

O Mutirão da Catarata, promovido pelas secretarias de Saúde da Bahia (Sesab) e do município de Ilhéus (Sesau), no final de maio e início de junho, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, realizou um total de 2.766 cirurgias e mais 4.362 consultas oftalmológicas. O evento beneficiou pessoas a partir dos 60 anos e os estudantes matriculados no Programa TOPA, incluindo o público de municípios vizinhos, e transcorreu com organização e tranqüilidade. “Logo que fomos contatados, abraçamos esse projeto que é muito importante diante dos resultados sociais apresentados”, declarou o prefeito Jabes Ribeiro.

Segundo a enfermeira e diretora de Projetos Estratégicos da Sesab (Dipro/Sesab), Claudia Rodrigues, o município de Ilhéus cumpriu com o papel, no momento que fez adesão ao projeto e disponibilizou a equipe, a estrutura física e a mobilização da sua população. “Aliás, eu gostaria de deixar registrado que Ilhéus teve uma peculiaridade, porque geralmente a gente faz uma estratégia em sete dias. E aqui, além de termos ficado com 10 dias, pela procura que nós tivemos, fizemos mais um dia, ou seja, o que era pra ser 1.500 consultas, quando a gente faz sete dias, passou para 2.500 e, finalmente, fechamos próximo das 2.766 cirurgias”, considera a diretora.
A enfermeira destaca também que a receptividade da população foi muito grande. “O secretário de Saúde, Antônio Ocké, abraçou essa causa em função da necessidade, não só do município de Ilhéus, porque ele abriu os braços não só para receber essa estratégia para atender a sua população, mas também para toda a região de Saúde de Ilhéus”, afirmou. 
Conforme atesta o secretário Antônio Ocké, todas as ações da Sesau para a assegurar a realização do programa em Ilhéus seguiu as determinações do prefeito Jabes Ribeiro, que compreendeu a importância do evento para a população e para a região. “Oferecemos todo o apoio possível, tanto na instalação quanto na organização, colocando todo nosso pessoal em disponibilidade para colaborar com o evento, além de um investimento de cerca de 200 mil reais para a viabilização do projeto”, afirmou. O titular da Sesau destacou que tanto a Prefeitura de Ilhéus quanto dos outros municípios, ofereceram transporte gratuito para o deslocamento dos pacientes, o que possibilitou a grande frequência registrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário