quinta-feira, 31 de julho de 2014

Paulo Souto apresenta plano para reerguer a Bahia

Redução das desigualdades regionais, erradicação da pobreza, busca da excelência na gestão pública e protagonismo econômico. Esses são os objetivos do plano de governo do candidato Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, apresentado no encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide Bahia), no Hotel Mercure, em Salvador, na noite desta quarta-feira (30).
Para alcançar esses propósitos, Souto destacou a necessidade de recuperar o dinamismo econômico e acelerar o crescimento, bem como promover a inclusão social nas áreas mais vulneráveis e oferecer serviços públicos essenciais de qualidade. “Além disso, é imprescindível melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade baiana, que caiu significativamente nos últimos anos”, disse o candidato democrata, acompanhado do companheiro de chapa Joaci Góes (vice) e do prefeito ACM Neto.
Nas propostas apresentadas, Paulo Souto defendeu a interiorização do desenvolvimento, com a descentralização administrativa e econômica, a inclusão produtiva, com prioridade para o semiárido, e a elevação da eficiência na saúde, segurança e educação. “Vamos trabalhar por mais investimentos públicos e privados, principalmente em infraestrutura e logística”.
Para a região de maior desenvolvimento do agronegócio no estado, onde há ainda problemas de infraestrutura, o candidato a governador, Paulo Souto, anunciou o projeto Estradas do Oeste. “Essa é uma área de produção de commodities agrícolas, onde o custo da logística é fundamental e incide diretamente na competitividade. Por isso, pretendemos implantar novas rodovias na região, a exemplo da complementação do Anel da Soja, na divisa com Tocantins”.
O projeto Estradas do Oeste, segundo o candidato, integra a atualização e a implementação do Plano Estadual de Logística e Transportes (Pelt), que prevê a redução a zero do número de municípios sem ligação à malha pavimentada, o desenvolvimento de rotas de turismo, a construção de anéis rodoviários e de estradas pioneiras para fazer a ligação entre diversas regiões do estado, além da qualificação de ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.
Entre as ações prioritárias, Paulo Souto pretende definir uma política efetiva de desenvolvimento econômico para melhorar o ambiente de negócios. Ele assinalou ainda o estabelecimento de estratégias setoriais e políticas públicas especiais destinadas à indústria e ao comércio.
“Queremos desenvolver as cadeias produtivas completas na agricultura, agroindústria e comércio, promover avanços na política mineral do estado e estruturar um sistema produtivo consistente para o semiárido, através do Programa de Desenvolvimento do Semiárido”, disse o candidato democrata, destacando que fará, caso seja eleito, a revisão da política de promoção turística baiana, além de implementar ações voltadas às micro, pequenas e médias empresas.
Na questão da sustentabilidade socioambiental, Paulo Souto destacou como prioridades a implantação de eficientes programas de abastecimento de água em áreas urbanas e rurais, o aumento da cobertura de saneamento, envolvendo a coleta e o tratamento de resíduos e efluentes, e o apoio aos municípios para a construção de aterros sanitários.
Nos planos do candidato estão também obras de infraestrutura de apoio aos projetos habitacionais federais, a ampliação das condições de mobilidade nos centros urbanos e implantação de um programa de desenvolvimento social para reduzir a desigualdade entre as cidades baianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário