sexta-feira, 25 de julho de 2014

Prefeito de Ilhéus destaca importância do Festival Internacional do Chocolate para a região

 Jabes Ribeiro visitou a Feira do Chocolates, acompanhado de deputados e autoridades estaduais. Para o prefeito, o Festival do Chocolate é o símbolo de uma nova era no sul da Bahia. O evento acontece até domingo (27), no Centro de Convenções da cidade.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, desenlaçou a fita inaugural da Feira do Chocolate na noite de quinta-feira, dia 24, marcando o início da programação do 6º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, que acontece até domingo (27), no Centro de Convenções da cidade, localizado na Avenida Soares Lopes. Acompanhado do idealizador e organizador do evento, Marco Lessa e dos deputados Mário Negromonte Júnior (estadual-PP), Antônio Imbassahy (federal-PSDB), ex-secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles, senadora Lídice da Mata (PSB) e do ex-secretário estadual de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, Jabes visitou os estandes e parabenizou os expositores.
Para o prefeito, o Festival do Chocolate é o símbolo de uma nova era no sul da Bahia, marcada pelo avanço da lavoura cacaueira com a produção de chocolate e o volume de obras estruturantes que o município receberá nos próximos anos. “Os produtores de cacau estão diversificando a produção, conquistando mercados e provando que a terra do cacau pode e deve se transformar na terra do chocolate, que é um dos produtos mais desejados do mercado de alimentos no mundo inteiro”, enfatiza.
O ex-secretário Eduardo Salles salienta que a produção de chocolate na região é fruto de um trabalho que ele acompanhou desde o início, iniciado com a participação de representantes da região no Salão Internacional do Chocolate em Paris e ampliado com diversas ações conjuntas entre autoridades do setor e entidades de classe da cacauicultura. “Nesse tempo, conquistamos vários avanços importantes, como o preço mínimo para o cacau e a renegociação de parte da dívida dos produtores. A Bahia vem ganhando todos os prêmios internacionais de melhor cacau do mundo, agora queremos que alcance também o título de melhor chocolate do planeta”.
Para o deputado Mário Negromonte Jr, há muito o que fazer ainda para que os produtores de chocolate da região cheguem ao topo do mercado mundial de chocolate. “”É preciso ampliar os investimentos dos agentes financeiros para os pequenos, médios e grandes produtores. A cada ano que participo deste evento, vejo que cresceu o número de pessoas apostando no chocolate; por isso, governos e agentes de financiamentos devem apoiar a atividade que tem tudo para dar certo”, acredita.
Fórum sobre produção – Nesta sexta-feira, dia 25, o ponto alto do evento será a realização do 2º Fórum sobre Produção de Cacau e Chocolate de Origem 100% Brasileira. Com mediação do jornalista e crítico de Gastronomia, Josimar Melo, o debate reúne especialistas, fabricantes e consumidores. Participam da discussão também o produtor e pesquisador João Tavares, premiado internacionalmente pela produção do melhor cacau do mundo; Eimar Rosa, diretor da Cooperbahia e Ernesto Neugebauer, presidente e fundador da Harald, empresa nacional com mais de 30 anos no mercado.
O sábado, dia 26, será a vez do Chocoday, dia reservado à troca de experiências entre palestrantes nacionais e internacionais, com a participação de expoentes da produção de cacau e chocolate. Entre eles, a agrônoma francesa Chloé Doutre-Roussel, conhecida como ‘Madame Chocolat’; Maria Fernanda Di Giacobbe, Embaixadora do Cacau e Chocolate da Venezuela e Klewer Carvalho, sócio-chocolatier da Cunnani Fine Cacao Amazonian.
A Cozinha Show é uma das principais atrações do Festival do Chocolate, oportunidade para os amantes da ‘comida dos deuses’ praticar receitas culinárias com especialistas no assunto. A aventura gastronômica será regida pelos chefs Giuliana Cupini, Abner Ivan e André Bispo, até domingo, sempre das 16 às 21 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário