segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Descobridor do Ebola critica OMS por resposta lenta

Descobridor do vírus ebola, em 1976, o pesquisador belga Peter Piot criticou em entrevista à BBC a maneira como a OMS vem lidando com o atual surto da doença, que já matou quase mil pessoas neste ano no oeste da África, e defendeu o uso de um medicamento experimental, ao qual a organização se opôs.
Dois americanos infectados na Libéria e transferidos aos Estados Unidos estão sendo tratados com a droga experimental e vêm apresentando melhoras.
Até agora, a OMS vem se opondo ao uso de drogas cujas eficácia e segurança não foram adequadamente testadas, sob o argumento de que não é "ético, viável ou sensato". No entanto, a organização vai decidir se muda sua posição.
"Quando você tem uma doença que mata 90% dos indivíduos infectados, eu acho que é justificável usar, do ponto de vista ético", afirmou Peter Piot, que atualmente é diretor da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical, em Londres.
"Eu acho que uma coisa é clara, se tivéssemos uma epidemia desse tipo aqui (Reino Unido), era o que iria acontecer: haveria uma convocação para usar, o mais rápido possível, qualquer droga experimental", afirmou.
Ao mesmo tempo, Piot reconheceu as dificuldades específicas de utilização de novas drogas na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa, os países mais afetados pela epidemia.
"O que eu concordo com a OMS é que nós temos que discutir com as pessoas nesses países se isso é possível, especialmente em um clima de extrema desconfiança, que beira a paranóia, se os médicos ocidentais poderiam experimentar a droga com a população local", disse.
Nesta sexta-feira, a OMS declarou emergência internacional por conta do surto de ebola e pediu uma série de medidas para melhorar a detecção do vírus e a contenção da transmissão, mas não impôs restrições à circulação de pessoas nem tocou na questão dos medicamentos.
A falta de dinheiro
Os dois americanos que experimentaram uma melhoria aparente foram tratados com a droga ZMapp, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Mapp Biofarmacêutica Inc., previamente utilizada apenas em macacos.
Piot aponta que há algum tempo têm se experimentado vacinas e medicamentos para os quais não há mercado.
"Por falta de dinheiro, não se fez mais testes, e a única maneira de provar que ele é eficaz é testar em seres humanos. Esta não é uma droga na qual as empresas farmacêuticas vão investir centenas de milhões de dólares", disse, notando a necessidade de buscar financiamento para o seu desenvolvimento.
"Não devemos esperar até a próxima epidemia para começar a tratar pacientes. É preciso ter o apoio do público para que possamos estar prontos quando ocorrer o próximo surto", disse.
"Resposta lenta"
Piot também enfatizou que, diante o tamanho do surto, o maior até hoje, a abordagem tradicional de isolar os pacientes e acompanhar os contatos do paciente não foi eficaz.
"A OMS está finalmente se atentando sobre a resposta dada", disse ele. Esta epidemia provavelmente começou em dezembro, foi confirmada em março na Guiné e somente na semana passada tivemos uma real mobilização".
Piot disse que está confiante de que o surto não se torne global.
Ele explicou que o vírus necessita de um "contato muito próximo" para se espalhar. No entanto, reconheceu estar preocupado com a situação atual.
"Quando eu trabalhava em 1976, no primeiro surto de ebola conhecido, nunca imaginei que chegaria a envolver quatro países e que seria tão difícil de parar", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário