terça-feira, 19 de agosto de 2014

Técnicos do Creas MSE recebem capacitação do Ministério Público

A equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social Medidas Socioeducativas, discutiu sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento que prevê todas as atividades realizadas pelos adolescentes que estão em conflito com a lei.
Com o intuito de aprimorar os serviços oferecidos pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Medidas Socioeducativas (Creas MSE), a equipe do serviço participou, de uma capacitação sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento que prevê todas as atividades realizadas pelos adolescentes que estão em conflito com a lei. O curso ocorreu na própria sede do centro de referência, na Avenida Uberlândia, nº 555, Malhado em Ilhéus, no inicio deste mês de agosto.
Dentre as orientações, foi sinalizado que o PIA deve ser construído até 45 dias da data de ingresso do adolescente ao estabelecimento. Também foi informado à equipe técnica que o próprio assistido e seus familiares podem colaborar na construção do plano. Através do documento, deverão ser estabelecidos a metodologia e objetivos para a promoção da melhoria da qualidade de vida dos assistidos. O PIA deve conter os resultados da avaliação interdisciplinar, objetivos declarados pelo adolescente, atividades de integração com a família, medidas específicas de atendimento à saúde, entre outras informações.
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas chegam ao Creas MSE através de encaminhamento da Vara da Infância. Na unidade, recebem atendimento psicossocial, e participam de atividades e oficinas, cujo objetivo é que encontrem meios para mudar e melhorar de vida. A palestra foi realizada pela Promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio, que destacou a importância de seguir as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12.594/2012.
O Creas MSE trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é implementar políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. Lá são oferecidas oficinas de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade, além de capacitações que visam gerar renda e lucratividade. Ainda, os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC) são encaminhados ao Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário