quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Consórcio manifesta interesse pela construção e gestão do novo Aeroporto de Ilhéus

Trecho da Rodovia Jorge Amado
O consórcio é formado pelas empresas Queiroz Galvão S.A. e Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda.
O projeto do novo aeroporto de Ilhéus, que será construído à margem da Rodovia Jorge Amado (BR-415), começa a ganhar corpo. Na última quinta-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), publicou portaria informando o recebimento de Manifestação de Interesse (MI) para a construção, manutenção e operação do novo terminal aeroportuário, enviada por um consórcio formado pelas empresas Queiroz Galvão S.A. e Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que reiterou a importância do novo aeroporto para o fortalecimento do turismo e da economia regional. Segundo ele, o equipamento será fundamental para a atração de novos investidores para o município e para o Sul da Bahia e se juntará a outros modais de desenvolvimento importantes, como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
Por meio de portaria, o governo baiano informou que, quando complementadas as informações e acolhida a MI, será deferido um prazo de 20 dias para que novas propostas de estudos possam ser apresentadas e protocoladas na Seinfra. Após recebimento dessas propostas, será avaliada a adoção de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), precedido de edital com as devidas especificações, que permita a participação de outros interessados e, assim, possa subsidiar a licitação de concessão para a construção do novo aeroporto.
O convênio que autoriza o Governo da Bahia a construir o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus foi assinado em maio passado pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, em Brasília. De acordo com o governo baiano, também foi assinada portaria transferindo, da Infraero para o Estado, a gestão do empreendimento. O processo licitatório para construção do novo aeroporto de Ilhéus, será sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
Aeroporto - Segundo o governo baiano, o aeroporto contará com um investimento de cerca de R$ 220 milhões. O projeto prevê a construção de duas pistas de três mil metros cada, pistas de taxiamento e um terminal de passageiros. A previsão é de que as obras comecem em 2015, com prazo de conclusão de 30 meses após o início. O Aeroporto Internacional de Ilhéus será construído em área de 979 hectares, entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário