quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Itacaré realiza Festival Gastronômico com identidade no cacau e nos frutos do mar

Ivonete de Jesus divide o seu tempo como cozinheira da merenda escolar e de um famoso e sofisticado restaurante no município de Itacaré, litoral sul da Bahia. Ela é a convidada especial da Aula-Show “Comida com Sabor de Lembrança”, da chef Rosa Gonçalves, na abertura do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece de 11 a 21 de dezembro. O evento marca o início da temporada do verão de um dos municípios mais visitados da Bahia e tem o objetivo de firmar uma identidade gastronômica local através da culinária sustentável, valorizando produtos regionais, a exemplo do cacau e de frutos do mar.
De acordo com a gestora do Projeto Economia Criativa, Cláudia Iglesias, antecedendo ao evento, já estão acontecendo na cidade consultorias em formação de preço, em boas práticas e de atendimento ao cliente, reunindo toda a equipe que irá atuar no festival. Os eventos têm a parceria do Sebrae e Senac. “A ideia é que para além do festival, a cidade consolide uma nova forma de atuação no segmento de bares e restaurantes, qualificando profissionais e serviços para atuação durante todo o ano e não apenas durante o verão”, explica Iglesias.
Além da degustação nos restaurantes e barracas de praia, a programação do Festival terá, também, encontros sobre os temas agricultura familiar, pesca e gastronomia no turismo, oficinas de gastronomia, visitas técnicas às fazendas de plantio de cacau, rodada de negócios, Corrida de Garçons, apresentações culturais e musicais e aulas-show com grandes chefes da gastronomia nacional a exemplo de Rosa Gonçalves (chef curadora do Festival), Paulinho Martins, Clodomiro Tavares, Osmane Silva, Don Fabrizio Abbate, João Telles, Maria Darckneider, Jamilton Rodrigues e Josenice Guimarães.
Haverá também espaço para chefs da própria cidade, a exemplo da microempreendedora individual Marly Brito, que é filha de um pequeno agricultor da região, e mostrará um variado cardápio da sua empresa Café Cacau, com mais de 20 produtos entre brownies, bombons de cupuaçu, graviola, côco, maracujá, amêndoas de cacau caramelizadas, bolos e sucos de cacau orgânicos. Todo o material para a produção dos doces é fornecido por pequenos agricultores da cidade. Marly é uma empreendedora de sucesso na região.
A MEI Marly Brito mostrará um variado cardápio da sua empresa Café Cacau, com mais de 20 produtos entre brownies, bombons amêndoas de cacau caramelizadas, bolos e sucos de cacau orgânicos
Marly possui duas lojas em Itacaré. Uma em um luxuoso condomínio na cidade, por onde, todo ano circulam grandes personalidades do País e, outra loja, na estrada Ilhéus-Itacaré. Ela é uma das beneficiadas pelo projeto “Derivados de Cacau” coordenado pelo Sebrae. “A entidade tem sido minha parceira permanente. Não sei o que seria de mim sem essa ajuda do Sebrae”, reconhece.




O secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, ressalta que o Projeto do Festival “Sabores de Itacaré”, foi preparado por várias mãos e tem como objetivo inserir o destino no roteiro turístico gastronômico do Brasil. A expectativa do secretário é atrair cerca de 10 mil pessoas para a cidade, na semana do evento. O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae.


Itacaré se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional, a exemplo da mandioca, cacau, dendê, pimenta, côco, pescados e frutas da época. Na vila há uma diversidade de restaurantes para todos os gostos. Da culinária contemporânea internacional à cozinha típica local. Os pratos misturam receitas requintadas com toque dos produtos tropicais. A proposta dos organizadores é justamente disponibilizar todos estas sabores entre os 36 estabelecimentos comerciais existentes na cidade, subdividindo-os em quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário