terça-feira, 31 de março de 2015

Cursos da Faculdade Madre Thaís inscrevem projetos de Extensão e Investigação Científica

Três linhas de pesquisa com vagas para estudantes dos cursos de Biomedicina Direito, Enfermagem, Engenharia e Fisioterapia.
Os cursos de Biomedicina, e Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT) abriram inscrição para projetos de Extensão e Investigação Científica. Com três linhas de pesquisa: "Programas de reabilitação e orientação para deficientes visuais", na modalidade de Extensão. "Avaliação toxicologia ambiental de efluentes e ambientes marinhos costeiros de Ilhéus-Bahia" e "Avaliação das atividades antimicrobianas e citotóxicas de extratos de plantas" na modalidade de Iniciação Cientifica com vagas para estudantes dos cursos de Biomedicina Direito, Enfermagem, Engenharia e Fisioterapia.
De acordo com a diretora Pedagógica da FMT, professora Tatiana Barcelos "estes projetos contribuem muito para o currículo e a formação dos alunos e tem o objetivo de despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação bem como, contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional, estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica". A inscrições, para os alunos da FMT prosseguem até o dia dois de abril.
Iniciação científica
A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas instituições de ensino superior brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (por isso o caráter de "iniciação") e representam o seu primeiro contato com tal prática.
Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado ou não a um laboratório de pesquisa da faculdade na qual o aluno estuda ou a algum centro de pesquisa financiador.Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.



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