quarta-feira, 29 de abril de 2015

"Ciência Moderna, problemas complexos e currículos escolares" é tema de seminário na UESC nesta quinta-feira(30)

O objetivo dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências é promover a divulgação e o debate sobre as pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico.
O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GRUPEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, realiza nesta quinta-feira (30)l, às 14 horas, no auditório Jorge Amado, mais uma atividade dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências com a palestra “Ciência Moderna, problemas complexos e currículos escolares” que será proferida pelo professor Demétrio Delizoicov Neto, da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC.
O evento faz parte de um projeto que visa colaborar na promoção, divulgação e debate sobre os principais temas e pesquisas em Ensino de Ciências, sendo de interesse de licenciandos, pesquisadores, professores e pós-graduandos que atuam nesta área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
A palestra
O professor Demétrio Delizoicov Neto vai falar sobre o surgimento da Ciência Moderna, no século XVII, ao mesmo tempo que possibilitou a formulação de conhecimentos sobre os fenômenos naturais através de pressupostos, concepções e práticas radicalmente distintos dos períodos históricos anteriores, originou campos específicos de saberes disciplinares. Alguns desdobramentos desse processo histórico de produção de conhecimentos, na sua relação com currículos da Educação Básica, serão considerados, particularmente tendo como foco problemas complexos enfrentados pela sociedade contemporânea. 
O Professor
Demétrio Delizoicov Neto é licenciado em Física, mestre em ensino de ciências e doutor em Didática. Professor associado 4 da UFSC, onde ingressou em 1991, no Departamento de Metodologia de Ensino, tem lecionado a disciplina de Didática para vários cursos de licenciaturas. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências; e orienta no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, ambos na UFSC.
Os Seminários
A realização de seminários proferidos por pesquisadores de Ensino de Ciências do Brasil e da UESC busca ampliar os conhecimentos dos alunos de graduação em Pedagogia, Física, Química e Biologia e professores do ensino básico da região, além de divulgar a pesquisa local e nacional. O objetivo é promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo promover o diálogo com pesquisadores renomados na área, buscando incentivar e fortalecer as pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário