terça-feira, 28 de abril de 2015

Dinalva Melo defende articulação para inserção dos municípios no Sistema Nacional de Educação

Ao participar do Fórum de Debates: As Políticas e as Reformas Educacionais no Contexto Atual, a secretária da Educação de Itabuna, Dinalva Melo do Nascimento, defendeu a articulação como meio para efetivar a inserção dos municípios no Sistema Nacional de Educação (SNE). A secretária falou durante os debates sobre “Os desafios dos municípios na instituição do Sistema Nacional de Educação”, que fez parte da programação do Fórum, promovido pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na segunda-feira, dia 27.
Segundo Dinalva Melo diante do que está posto na legislação, com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em junho de 2014, é mais que urgente à necessidade de os municípios se articularem num processo de integração. “É mais que evidente que sozinhos não iremos resolver grandes coisas. Neste sentido, interagindo e buscando soluções coletivas para problemas que são comuns, conseguiremos avançar e ser inseridos no Sistema Nacional de Educação”, afirmou.
A secretária da Educação de Itabuna disse ainda a construção do Plano de Educação é, na atualidade, o mais urgente desafio imposto aos municípios. Ela lembrou que o cumprimento do prazo para aprovação e implantação do PME é condicionante para que os municípios possam contar com financiamento do governo federal. “É preciso compreender que não existirá espaço para tal financiamento fora do Sistema Nacional de Educação. Portanto, é imprescindível que o Plano Municipal de Educação seja o norteador das ações. Pois, não estando definidas as metas não existe o que financiar”, arrematou Dinalva Melo.
A rodada de debates contou ainda com intervenções do diretor do Departamento de Educação do Campo da SEC de Itabuna, José Carlos Evangelista, além das representantes da UNCME e UESC, Gilvânia Nascimento, e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ba), Gelcivânia Mota. Ao tratar da construção dos Planos Municipais de Educação, os debatedores ampliaram a discussão em torno do pacto federativo, que reflete em um dos principais desafios para os municípios, que é planejar a educação para os próximos 10 anos.
O evento na UESC reuniu dirigentes municipais e presidentes de conselhos municipais educação e também contou com a parceria institucional da Associação de Docentes da Uesc, Câmara de Educação do Território Litoral Sul, Fórum Estadual de Educação do Campo – Região Sul, Fórum Estadual de Educação e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Nenhum comentário:

Postar um comentário