terça-feira, 28 de abril de 2015

Livro que aborda "Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia"será lançado nesta quarta-feira(29)

O livro, de autoria do professor Elson Cedro Mira, demonstra que a economia do Sul da Bahia se soergueu da crise induzida pelo setor terciário, agora responsável por seu dinamismo.
O professor Elson Cedro Mira, do Departamento de Economia e pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, lança nesta quarta-feira (29), às 19h, no Auditório Jorge Amado, o livro "Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia". No livro de 336 páginas, resultado da sua tese de doutorado, publicado pela Editus - Editora da UESC, o autor lança três questões problematizadoras: A economia do sul da Bahia ainda está em crise? O cacau ainda é a base da economia sul baiana? As instituições regionais têm contribuído para o desempenho econômico do sul da Bahia?
O livro se insere no processo de questionamento sobre a economia do sul da Bahia que tem marcado a trajetória profissional do professor Elson Mira, especialmente porque em paralelo às suas atividades como professor do Departamento de Ciências Econômicas da UESC, prestou centenas de consultorias econômicas a empresas localizadas na Região. Em seus trabalhos, a economia da chamada "Região Cacaueira da Bahia", não correspondia mais com a depressão verificada no final da década de 1980, resultante da crise do produto cacau, que até então monopolizava a base produtiva local.
Professor Elson avalia que "os anos 2000 delinearam um novo cenário que inclui empresas em expansão, patrimônios sendo construídos e ampliados, atração de capital migrados de outras regiões, tudo isso à base de uma diversificação econômica baseada em atividades com valores mais agregados, em especial, do setor terciário, o que sugere uma reconversão produtiva do setor primário (cacauicultura) para o setor terciário."
Para o professor da UESC "o suposto dinamismo contemporâneo da economia regional baseado no setor terciário não tem sido reconhecido pela imensa maioria. Como criar "muros" entre si e a realidade, na perspectiva desta maioria (agentes econômicos, acadêmicos, políticos, dentre outros) a economia regional continua em depressão e dependente do cacau. Como não perceber o crescimento econômico? como não identificar a diversidade produtiva atual? Até que ponto esta perspectiva enviesada tem sido conformada pelas instituições? Seria um caso de inconformismo entre as instituições e a economia? O ambiente institucional estaria gerando constrangimentos ao desempenho econômico?"
"Uma verificação inicial me sugeria que as organizações locais desconheciam os dados de evolução e composição do produto agregado regional. Supunham que a tábua de salvação ainda seria o cacau, supostamente, ainda, a base econômica regional, desprezando e considerando estéreis outros vetores econômicos já consolidados na Região.Enquanto isso, aos meus olhos, uma pujante economia terciária responde pelo produto agregado regional, sua renda e emprego, conformando uma nova elite regional e democratizando oportunidades que passavam ao largo da concentrada economia cacaueira em sua época áurea" frisa Elson.
"É neste debate que o livro Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia imerge. tenta contribuir para uma maior sinergia entre instituições e economia no Sul da Bahia, respondendo àquelas perguntas que eram seminais no inicio dos anos 2000 e que ganharam mais consistência ao longo do tempo. Dedica-se a demonstrar como a visão errada da realidade econômica regional coloca em lados opostos velhas instituições e a nova economia, busca desconstruir muros" afirma o professor Elson Cedro Mira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário