terça-feira, 14 de abril de 2015

PSICOMUNDO - Paz pela compreensão

Eduardo Afonso - (73) 8844-9147 - Ilhéus-Bahia
O Brasil nos dias atuais possui dois poderes: mega poder e a sociedade aparentemente organizada, cujo aspecto não corresponde com a realidade. Entretanto, se torna muito fácil encontrar uma resposta para tantos desmandos no País em que solidariamente vivemos, pois nem sempre somos obrigados a aturar os maléficos incidentes de todas as procedências políticas nas incalculáveis atuações desairosas de políticos irresponsáveis, numa persistente desigualdade de atitudes de justiça com uma nação por excelência “solidária” em todos os sentidos, até mesmo nos julgamentos e condenações de indivíduos que praticaram inúmeros crimes com requintes de falcatruas, afanaram o erário público, e estão saindo das prisões e reclamando os seus supostos direitos que foram corrompidos por eles mesmos.
O direito vai mudar a partir de evolução da sociedade brasileira, quando enaltecer os homens honestos e punidos os desonestos. A justiça dos homens julga baseada em acusações que, em alguns casos podem ser falsas em provas algumas vezes duvidosas, e o mais inusitado desfecho, perdoa muitas vezes sem o culpado ter se arrependido. A justiça de Deus é muito diferente da justiça que se aplica neste mundo. Em alguns casos a verdade está mais do que clara, mas por causa de brechas na lei ou por causa das pessoas acusadas terem dinheiro ou influência, a sentença é em algumas vezes favoráveis a quem cometeu delitos.
A cobrança feita pela justiça dos homens muitas vezes é errada em muitos casos. Tomando como exemplo, se uma pessoa simples roubar um alimento na intenção de alimentar a sua família, e for pega, ela é condenada e passará alguns anos na prisão, que na maioria das vezes são locais superlotados e o tratamento é desumano. Porém, se uma autoridade, por exemplo, um prefeito de uma cidade, desviar milhões que seriam utilizados para alimentar e cuidar de centenas de pessoas, e for descoberto, ele ficará numa prisão com cela especial, se tiver nível superior, com tratamento diferenciado, podendo até responder em liberdade, como virou rotina com a justiça brasileira em alguns casos.
Há muitos anos imaginamos as qualidades de muitas pessoas, se falarem sempre a verdade é bom para a reputação e perigoso para a carreira dos homens, principalmente, dos políticos. Pessoas bem sucedidas nunca mentem, mas, de vez em quando, elaboram uma versão mais criativa da verdade, criando trajetórias cheias de maldades, desafiando a lei da moralidade e do respeito entre si e as outras criaturas humanas que estão ao seu lado.
No entanto, a pior de todas as mentiras é aquela que foi descoberta, passando para a existência de um clima de desarmonia entre a moral e o respeito. No pulo, no flagra, com a mão na cumbuca, com a boca na botija, nessas conversas telefônicas que se tornaram trivial em nosso País, afinal para que lugar esteja conduzindo a Nação Brasileira?
Tem coisas que acontecem no cotidiano da vida que nem sempre merece satisfatórias repercussões; apenas circunstanciam atos e fatos ocasionados e praticados por certos indivíduos desleais e perversos com a nossa Pátria. São atitudes que dificilmente devem ser atribuídas como parcelas de importantes utilidades humanas, pois não podemos medir os seus reais valores sociais e morais que a sociedade almeja e tanto necessita. Tendo como base, por exemplo, para uma comunidade que merece sempre a atenção e o respeito de todos os cidadãos que nela residem.
Observando as situações dos setores administrativos no Brasil só temos a lamentar tantas incoerências com os serviços públicos. São ações de raros efeitos de responsabilidades e não verificamos a presença das autoridades constituídas para a proteção ligadas aos Direitos Humanos, a fim de oferecer segurança e sustentação aos prepostos que se deslocam para as ruas com a finalidade de tentarem sanar as dificuldades de locomoções das pessoas e veículos. São façanhas insustentáveis se caracterizando tudo numa confusão sem precedências, carências de projetos que indique destinos organizacionais.
O que podemos achar de novidade nas atitudes de tantos políticos que ficaram cegos por desconhecer os caminhos da honra e da ética, e foram transformados em figuras legendárias de “LAVA JATO” e não sabem onde deixaram os seus direitos de ser honesto e falar a verdade. Vale então buscar a força de expressão em nosso comentário, lembrando que “há tantos burros mandando em homens inteligentes que às vezes fico pensando se a burrice não é uma ciência” = Ruy Barbosa. E mais ainda diante de tantos malefícios que a política vem causando ao nosso País: “Eu continuo sendo apenas um palhaço, o que já me coloca em nível bem mais alto do que o de qualquer político” = Charles Chaplin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário