segunda-feira, 13 de abril de 2015

UESC é primeiro lugar no prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC é o primeiro lugar no 12º Prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015, na Categoria Profissional. O resultado foi divulgado sexta-feira(9), em São Paulo. O projeto vencedor, "Sistema Vertical de Secagem Solar", é dos professores Jorge Henrique de Oliveira Sales, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, e Alfredo Takashi Suzuki, do Instituto de Física Teórica da Unesp, Campus de São Paulo.
Trata-se da simulação de um secador vertical solar e sua eficiência em relação ao método tradicional. Usando um programa computacional é obtida a geometria, efeitos térmicos e mecânicos. Depois é feita uma simulação para a transferência de calor via condução, convecção e radiação. Para teste de confiabilidade é feita uma comparação dos resultados do projeto com os dados simulados nas barcaças.
A cultura do cacau há tempos foi muito importante para a economia da Bahia, passando por fases de auge, com alta produtividade, mas também por fases de decadências com o surgimento da vassoura-de-bruxa, que reduziu muito a produção das amêndoas prejudicando também a qualidade das mesmas. Mas o cacau ainda se constitui numa alternativa econômica para a região, empregando hoje, só nos municípios de Ilhéus e Itabuna, cerca de 90 mil pessoas.
Para a produção do chocolate, a amêndoa de cacau passa por processos específicos, dentre eles o de secagem. Atualmente existem muitas formas de secagem de grãos, como secagem à lenha e secagem com vapor superaquecido, mas o produto proposto neste artigo tem relação direta com a secagem de grãos através de energia solar, onde se percebe a predominância de estufas enormes para a realização deste processo, ocupando extensas áreas para um lucrativo processo de secagem. 
Para o professor Jorge Sales"este trabalho propõe um sistema para a secagem de grãos vertical, uma estufa especial, cuja altura é aproveitada para o processo de secagem, devido ao empilhamento de bandejas no interior da mesma. Isto traz algumas vantagens como redução drástica da área de secagem, redução do esforço manual devido a um mecanismo específico de fluxo de bandejas e utilização somente a energia solar." 
"A aplicação de ferramenta de CAD/CAE (Computer Aided Design/Engineering) apoiou o desenvolvimento deste trabalho. As mesmas ferramentas são importantes estratégias das empresas, seja na redução de custos com protótipos, ou na garantia de uma melhor confiabilidade dos produtos. Para Motta (1997), a utilização de sistemas computacionais em diferentes áreas da engenharia, consiste em uma exigência do mercado atual globalizado e altamente competitivo, uma vez que as empresas necessitam produzir cada vez mais, melhor e com redução de custos" acrescenta. 
"O secador vertical proporciona vantagens como a redução da área necessária para a secagem, não requerer energia elétrica (para ventilação forçada), nem queima de lenha para a secagem, mas usando somente energia solar, que incidem sobre suas paredes e teto. Outra vantagem é a eliminação das condições insalubres do trabalho do operador de manejo dos grãos a céu aberto, a temperatura geralmente elevada em estufas, ou sob raios ultravioletas, podendo atingir mais de 40ºC, sem ventilação. No modelo proposto o espalhamento dos grãos em bandejas é feito mecanicamente, em local abrigado, em que o revolvimento dos grãos é desnecessário, pois é depositada apenas uma camada de grãos em cada bandeja, e a recolha é feita por gravidade", explica o professor.
O professor Jorge Sales detalha que "a ferramenta de CAD foi fundamental no desenvolvimento deste projeto, para a definição do mecanismo que gera o movimento das bandejas e a geometria do secador vertical. Simulações mais realistas são pretendidas para dar continuidade ao trabalho e assim oferecer um modelo mais confiável, onde se possa fazer analises mais profundas a respeito do sistema."
"Estudos envolvendo simulações com troca de calor são recomendados para verificar quantitativamente as melhores dimensões para esse secador, bem como a obtenção de dados que expliquem como se comportam as correntes de convecção dentro do secador, pois este tipo de transferência de calor é fundamental para garantir a homogeneidade dos grãos secos e otimização de custos," frisa o professor da UESC.
O Concurso - Em sua 12ª edição, o Prêmio Alcoa segue incentivando ações inovadoras para toda a cadeia produtiva do alumínio.Assim como na última edição, as equipes participantes foram avaliadas em duas fases. Na primeira, foram selecionadas cinco equipes finalistas na categoria estudante e outras cinco equipes na categoria profissional. Após uma avaliação preliminar dos projetos inscritos, a Comissão de Seleção, formada por profissionais da Alcoa e convidados, fizeram a seleção dos 10 projetos finalistas.Para a segunda etapa, as equipes finalistas receberam R$ 3 mil de subsídio para o desenvolvimento de um protótipo do projeto.Após o evento de apresentação dos projetos, a Comissão de Premiação avaliou os protótipos e definiu os vencedores. O resultado foi divulgado no evento de premiação e no site da Alcoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário