quinta-feira, 28 de maio de 2015

Evento mundial de tecnologia tem público recorde na Bahia

Gratuito, o Google I/O Extended começou nesta quarta-feira, 27, e vai até sexta, 29, em Ilhéus
Ilhéus - Sócio da empresa Localdata, em Ilhéus, no sul da Bahia, o jovem empresário Frank Farias disponibiliza no mercado o produto Siscontábil, um site com sistema contábil gratuito e recursos como fluxo de caixa multi-conta, gerenciador de documentos, geração automática de boletos, comunicação via voz e envio de mensagens SMS.
Motivado pelo ambiente das novas tecnologias, foi dele também a ideia de trazer, pela primeira vez para a Bahia, a conferência internacional de tecnologia Google I/O Extended, que começou nesta quarta-feira, 27, e vai até sexta-feira, 29, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Os interessados ainda podem se inscrever, gratuitamente, no evento através do site do evento
Para os três dias de programação, os organizadores já registraram aproximadamente 1mil inscritos. “No início, seria um evento em pequena escala, mas a aceitação foi crescendo e resultou no que hoje é o maior extended do Brasil, este ano, segundo a própria plataforma da Google que mapeia as 15 cidades do país onde o evento acontece”, comemorou o empresário durante a abertura do evento.
A conferência é transmitida, simultaneamente, da sede do Google na Califórnia, nos Estados Unidos, para mais de 600 lugares em 90 países. Para colocar o projeto em prática, Frank Farias contou com apoio de realização do Sebrae, Uesc e Instituto Nossa Ilhéus (INI), para estimular o empreendedorismo digital, a economia criativa e a inovação tecnológica.
“Este foi o sonho de um jovem empresário, que nós ajudamos a realizar, aqui na região, beneficiando outros jovens que também querem conquistar o mercado dos negócios digitais”, destaca a diretora do INI, Socorro Mendonça.
Para a gerente da unidade regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o evento é um marco para o setor. “A ideia é avançar em ações que possam se desdobrar em políticas públicas, tornando a região um ambiente favorável aos negócios digitais com vertente inovadora e avançada em tecnologia”, destaca

Espaço para conhecimento

Para um público formado por profissionais e estudantes de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de empresas e incubadoras de tecnologia, o consultor do Sebrae, Litelton Pires, fez a palestra presencial de abertura do evento, às 9h, sobre as startups, um promissor mercado dos negócios digitais.
“Procuramos mostrar que, da boa ideia até a concretização do negócio, é preciso pesquisar o interesse do mercado antes, elaborar plano de negócios e planejar para dar certo”, alertou o consultor.
A programação do Google I/O Extended inclui outras palestras presenciais sobre Negócios Digitais, Mídias Sociais como Estratégia de Marketing, E-commerce, entre outros. Além disso, haverá oficinas e transmissões ao vivo do evento principal, na Califórnia, no dia 28, com tradução simultânea feita por alunos do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA).
Alguns destaques do evento são o “Tech Demo”, espaço de exposição tecnológica local e projetos bem sucedidos no mercado internacional, e a Hackatona da Cidadania ou “maratona hacker”, atividade para programadores, pesquisadores e interessados em desenvolvimento de softwares, aplicativos para soluções criativas e sustentáveis de cidadania.
Na lista de minicursos, entre os mais procurados está o de programação para computadores. “Nós viemos em busca novos conhecimentos nessa área”, afirma o estudante Pedro Augusto Silva, do Instituto Federal da Bahia (Ifba). “Tem muita gente interessada nessa área e eu também faço parte desse grupo”, completou o estudante da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Marcos Vinícius.

Parceiros

Entre os parceiros do evento estão o Ifba, Convention Bureau, Instituto Arapyaú, Google Brasil, MovPak, Campus Party, Hotel Aldeia da Praia, Rotary Clube Bahia, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-Eletrônica de Ilhéus (Cepedi), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Oxy Aceleradora, Casilhero, Ruy Penalva, Pontal Alto e MetaMáquina

Nenhum comentário:

Postar um comentário