terça-feira, 2 de junho de 2015

Festival Internacional do Chocolate e Cacau une negócios e gastronomia em Ilhéus

Evento reunirá especialistas internacionais e grandes chefs do Brasil no Centro de Convenções Deputado Luis Eduardo Magalhães em Ilhéus.

Sob o tema “Declare seu Amor ao Chocolate”, será realizada em Ilhéus, Sul da Bahia, de 11 a 14 de junho, a sétima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC). O evento contará com grandes especialistas internacionais discutindo as principais tendências do mundo do chocolate, além de soluções para empreender no setor, novas marcas em exposição, tecnologia e gastronomia. Presente no lançamento da programação do Festival, na última sexta-feira (22), em Ilhéus, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Nelson Pellegrino, se declarou um grande entusiasta em relação ao turismo na região. “Existem alguns destinos turísticos que se estruturam com base no chocolate. No entanto, o verdadeiro é produzido aqui. O melhor chocolate do Brasil está sendo produzido, hoje, em Ilhéus. O Festival é o momento de mostrar isso para o mundo”, declarou Pellegrino.

De acordo com o idealizador e organizador do FICC, o empresário Marco Lessa, este é o maior evento profissional da área, e discute a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade do produto. “Teremos o visitante que vem para conhecer o destino turístico, se esbaldar na cultura, história e beleza natural das praias e fazendas de cacau, até o pesquisador que pretende discutir como aprimorar a amêndoa para fazer um chocolate de excelência”, destacou Lessa.Atrações - A solenidade de abertura será na quinta-feira (11), às 19 horas, com a presença de autoridades nacionais, regionais e locais e terá uma palestra sobre Economia Criativa proferida pela ex-Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura e consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio (OMC), Dra Cláudia Leitão. Desde o primeiro dia, o público poderá conferir os estandes da Feira do Chocolate, onde estarão disponíveis produtos e serviços de qualidade, e assistir, ao vivo, no Ateliê do Chocolate, a construção de cenários e esculturas feitas com a iguaria.Na sexta-feira (12), acontecerá o III Fórum sobre Produção de Cacau e Chocolate, com painéis sobre a cadeia produtiva. O debate pretende reunir especialistas, fabricantes e consumidores interessados nas discussões em torno do produto de qualidade. Já o sábado (13) será reservado para o Chocoday, uma valiosa troca de experiências com palestrantes internacionais que apresentarão a importância mundial da produção de cacau e chocolate.
 Entre eles, a consultora francesa Chloé Doutre-Roussel - uma das maiores autoridades do mundo em degustação de chocolates e autora do livro The Chocolate Connoisseur; o norte americano Greg D' Alesandre, pesquisador e sócio da Dandelion Chocolate e a Embaixadora do Cacau e Chocolate da Venezuela, Maria Fernanda Di Giacobbe. Além desses, o casal indiano radicado nos Estados Unidos, Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian, fundadores da CocoaTown - Indústria Compacta de Chocolate, apresentará seu equipamento supercompacto para processamento do cacau e produção do chocolate desde a amêndoa.
Para quem gosta de se aventurar na cozinha, o evento traz a Cozinha Show, excelente oportunidade de aprender com grandes chefs do Brasil. Um deles é Lucas Corazza, aclamado confeiteiro e jurado do reality show Que Seja Doce, do canal GNT. A chef Giuliana Cupini, formada pela Wilton School of Cake Decorating, nos EUA, com passagens em cursos na Itália e França, ensinará pastilhagem de chocolate para doces de luxo. O chef André Bispo demonstrará técnicas de decoração com chocolate e receitas de bombons e trufas especiais. E o chef Paulinho Martins, do Restaurante 1173, irá demonstrar as inúmeras possibilidades gastronômicas que o ingrediente oferece, inclusive em pratos salgados.
Além dessas atrações, a programação contará com concurso para escolha do melhor bolo; minicozinha infantil, para as crianças aprenderem receitas com chocolate; e clínicas tecnológicas para quem está pensando em empreender, com workshops ministrados por especialistas, ensinando tudo, desde a produção à comercialização do chocolate. O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) irá promover oficinas de produção de amêndoas de cacau e chocolate. Serão quatro oficinas por dia com duração de uma hora, entre 12 e 14 de junho, realizadas dentro de um container equipado para as aulas.
Tema – O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, foi inspiração para a escolha do tema “Declare seu Amor ao Chocolate”. A data vai dar um sabor especial ao Festival deste ano. “Muitos casais terão um motivo a mais para passear em Ilhéus no mês de junho. O tema evidencia a relação do chocolate com a afetividade e as sensações de prazer”, explica o organizador do evento. No ano passado, o evento registrou um público de aproximadamente 25 mil pessoas. O Festival chegou a movimentar, somente na feira, mais de meio milhão de reais em apenas quatro dias. Para este ano, a expectativa é ultrapassar essa marca e promover os atrativos turísticos relacionados à cadeia produtiva, como passeios pelas fazendas produtoras de cacau. Entre os expositores de chocolates finos estarão AMMA, Mendoá, Chor e Sagarana.
Toda programação do evento, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, é gratuita. As inscrições para palestras e cursos serão realizadas através do site www.festivaldochocolate.com ou no local do evento.
O VII Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia é uma realização da MVU Promoções & Eventos, Instituto Biofábrica de Cacau, Associação de Turismo de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau – APC e Costa do Cacau Convention Bureau e conta com o patrocínio do Governo da Bahia, Ceplac, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Prefeitura de Ilhéus, Prefeitura de Itabuna, Sebrae, Governo do Pará, dentre outros.

Serviço
O que: 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC)
Quando: 11 a 14 de junho
Onde: Centro de Convenções de Ilhéus – Bahia
Expositores de chocolate: AMMA, Mendoá, Chor, Amado Cacau, Modaka, Sagarana, Chocolate Caseiro de Ilhéus, Costa Negro, Leão de Ouro, Maltez, Bahia Cacau, Itacaré, Sabores do Cacau, dentre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário