segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lagoa Encantada: Um encanto preservado pelo cacau

 (Por Nancy Macedo) O cultivo do cacau à sombra da Mata Atlântica no sul da Bahia, oportunizou riquezas aos cacauicultores e contribuiu sobremaneira com a conservação ambiental. Um exemplo dessa preservação é a Lagoa Encantada.
Localizada a 22 km do centro de Ilhéus, a Lagoa Encantada está envolvida por uma APA (Área de Preservação Ambiental), coberta por vegetação nativa, que preservou os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade, espécies da fauna e flora e assegura o bem-estar da população.
A Lagoa Encantada é formada por um espelho d’água de 6,4 Km2, com ilhas flutuantes que se movem de uma margem a outra. É cercada, também, por uma série de lendas e curiosidades preservadas ao longo dos anos e fazem parte do folclore ilheense, a exemplo da “casa da sereia”, que acredita-se que fique bem ao centro da Lagoa, debaixo de uma pedra. E foi justamente por conta dessas lendas e contos que o local recebeu o nome de Lagoa Encantada.
Próximo à Lagoa Encantada existem duas quedas d´água, onde é possível tomar banho e desfrutar da paisagem do local. Também é possível, para os mais corajosos, praticar rapel na cachoeira do rio Apepique, que corre ao encontro da Lagoa. A culinária local é um atrativo à parte. Feita com o peixe da própria Lagoa, a moqueca do robalo é uma delícia que não pode ficar fora do roteiro.
A visita à Lagoa Encantada é um programa indicado para toda a família, para reunir os amigos, para descansar, renovar as energias e surpreender-se com as belezas naturais da região, como destacou a gerente de hotelaria, Cláudia Meneguete: “A Lagoa [Encantada] superou as expectativas, não imaginava ser tão bonito. É um local que dá a possibilidade de contato direto com a natureza, com uma simplicidade encantadora, comida boa e ainda nos possibilita desligar do dia a dia que é tão corrido. Estou saindo revitalizada, adorei o lugar e com toda certeza recomendarei para outras pessoas”, disse.
“É um lugar surpreende e realmente encantador. Uma riqueza da natureza guardada tão perto da gente. Um lugar bastante acolhedor e tranquilo, que nos possibilita esse contato especial com a natureza”, completou o educador físico, Sanderson Girardi. 
Existem aproximadamente 1200 pessoas que moram na comunidade e sobrevivem da pesca e do turismo.

Como chegar

O acesso à Lagoa Encantada é pela BA-001, saindo de Ilhéus, sentido Itacaré. Nas imediações da praia do Joia, em uma entrada à esquerda, uma estrada de terra (que precisa da atenção dos governantes) até o Clube Náutilus, de onde partem os passeios de chalanas pelo Rio Almada.
Indo pelo Rio Almada, o passeio dura, aproximadamente, 1 hora, passando por três comunidades ribeirinhas, com a chegada já no espelho d´água da Lagoa. A visita pode ser agendada com equipes especiais que organizam os roteiros, a exemplo da Encantos Turismo, que é especialista no turismo da região. Outra opção, para quem desejar fazer todo o percurso de carro, é seguir pela estrada por mais 3 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário