segunda-feira, 1 de junho de 2015

Projeto São João dos Bairros anima a zona sul de Ilhéus

 O público foi embalado por grandes sucessos da música junina popular brasileira, com canções de Luiz Gonzaga (Gonzagão), Flávio José e Estakazero.
Com muito forró e baião, foi assim que aconteceu a festa do projeto São João dos Bairros, no domingo, 30, na praça principal do bairro Hernani Sá, que atraiu populares de toda a zona sul da cidade. Com o apoio da Polícia Militar, milhares de pessoas curtiram o clima de festa junina ao som da banda Zabumbahia, apresentações de quadrilhas, grupos de dança, concursos da rainha e princesa do milho, casamento na roça, brincadeiras, degustação de bolos e feira criativa. O programa é uma co-realização da TV Santa Cruz, filiada da Rede Bahia, e da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Comunicação e de Cultura.
O vice–prefeito Carlos Machado (Cacá) destacou a importância da realização do evento para o resgate da cultura junina e o apoio à economia dos pequenos empresários, “O governo incentiva a realização do São João dos Bairros, porque é um projeto que deu certo, que ajuda na socialização das comunidades e atrai um grande público, onde grandes talentos da economia criativa se destacam, além das quadrilhas, com lindos figurinos, e os grupos de dança populares. Sem dúvida, essa noite já deixou um gostinho de quero mais”, afirmou.
O São João nos Bairros no Hernani Sá foi marcado pelas apresentações das quadrilhas juninas Dinossauro, Faísca de Fogo e Renascer, dos grupos de dança Inter’Art e Hit’s Dance, concurso da Rainha do Milho e Princesa e casamento na roça, que levaram muita alegria e animação para o público. Ramon Rodrigues, coordenador do grupo de dança Inter’ Art, participa do projeto São dos Bairros há três anos e disse que este é um momento fundamental para os grupos de danças, “Mostramos nossa arte para toda a região sul da Bahia, isso nos deixa satisfeito em sabermos que somos prestigiados e aplaudidos pela comunidade”.
Economia Criativa - Logo após, a banda Zabumbahia animou o grande público ao executar sucessos de autores da música popular brasileira, como Gonzagão, Flávio José e Estakazero, entre outros. Adilson Conceição, Presidente da Associação de Moradores do Hernani Sá afirmou sua satisfação com o evento “A parceria da Prefeitura Municipal de Ilhéus com a TV Santa Cruz resgatou a cultura junina nos bairros. Estamos em espírito de confraternização e os comerciantes estão animados. O evento trouxe descontração e alegria para nossa comunidade”, completou.
André Rocha, empresário da Sabores do Cacau, afirmou que várias pessoas de outros bairros prestigiaram o evento. “É muito bom para o desenvolvimento da nossa economia. Está tudo muito bem organizado e ficamos felizes com essa oportunidade de divulgar e vender nossos produtos”. Eduardo Junior, morador do bairro, acompanha todas as edições do projeto, “Essa iniciativa popular é muito boa, pois não perde a raiz da cultura junina, participo todos os anos do São João dos Bairros e sempre fico satisfeito com a festa”. Já o morador, Fernando Soares, diz que o evento é uma ótima opção para a comunidade e que “a segurança do evento foi perfeita, brincamos e dançamos com muita tranqüilidade; a organização está de parabéns”, acrescentou.
A próxima edição do Projeto São João dos Bairros, em Ilhéus, será realizada no próximo dia 14 de junho, no Teotônio Vilela, a partir das 16 horas, no eixo principal. A diretora da Secretaria de Cultura (Secult), Geny Soares, diz “que a realização do projeto resgata a tradição junina na cidade, e contempla o lazer da família, das crianças e dos idosos, com muita diversão e alegria para todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário