segunda-feira, 8 de junho de 2015

UESC lança nesta quarta-feira(10) a FM 105.1

A equipe da Rádio UESC
Será a primeira rádio educadora do Sul da Bahia
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA) lança oficialmente a Rádio UESC - Educadora FM -105.1. A solenidade, presidida pela reitora Adélia Pinheiro, vai ocorrer nesta quarta-feira(10), às 9 horas, no auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa). 
A UESC 105,1 FM, tem a coordenação da professora Eliana Albuquerque.(Nane) e será a primeira rádio educadora do Sul da Bahia. Sua missão é trazer para o dial não apenas entretenimento com programas e música de qualidade, mas também informações e discussões que interessem à região, calcadas na ética e no compromisso com o público. 
História 
Para possibilitar a prática e experimentação em rádio, nascia em 2003 no curso de Comunicação Social (Rádio e TV) da UESC, o projeto de Rádio Experimental do Curso de Comunicação (RADCOM), elaborado pelos professores Anaelson Leandro Sousa e Eliana Albuquerque. Aprovado pelo Conselho Superior de Extensão e Pesquisa e Extensão (CONSEPE) tornou-se projeto de extensão oficial e permanente da Universidade. Em uma década, passou por diversas fases, chegando a funcionar na frequência FM com capacidade de transmissão reduzida às proximidades do Campus, até que, em 2009, a instituição entrou na disputa pela concessão federal como Rádio Educativa, o que ocorreu definitivamente em 2014. Com este novo fato e o retorno dos professores que estavam em doutoramento, a emissora tomou outro impulso, organizando-se para entrar no ar na frequência 105,1 FM, como Rádio Educadora UESC FM.
Hoje, após doze anos de história, a Rádio UESC veicula sua programação através do blog "www.radiouesc.blogspot.com" em um canal "streaming", disponibilizado pela instituição e brevemente estará com um link disponível na página www.uesc.br.
Todo material veiculado hoje pela rádio é produzido por estudantes do curso de Comunicação Social, com a supervisão e coordenação da professora Eliana Albuquerque. A equipe tem 20 estagiários, sendo 10 deles bolsistas e 10 voluntários, que estão presentes em todas as etapas de produção, reportagem e edição. Além do blog, a programação da rádio pode ser ouvida pelo aplicativo “Rádio UESC”, que está disponível para dispositivos móveis e foi criado pela equipe, além de estar presente também no aplicativo Tune in Radio.
A professora ressalta que "diariamente é produzido e transmitido, ao vivo, o radiojornal “UESC em Pauta”, que vai ao ar às 12h e traz informações, notícias e reportagens especiais sobre o dia-a-dia e os acontecimentos da universidade. Dentro do “UESC em Pauta”, existem também quadros de opinião pública, onde a comunidade acadêmica opina sobre um determinado assunto, e o “Fala Reitoria”, onde a reitora em exercício responde a perguntas variadas sobre sua administração e assuntos gerais referentes à universidade." 
Além do radiojornal, semanalmente são produzidos dois programas: o "Papo Reto, que funciona no formato de mesa de debates com cinco estudantes discutindo sobre esporte, música alternativa, variedades, cidadania e sociedade. O outro programa é o Enciclomúsica, que traz a cada semana uma pesquisa especial sobre algum movimento, estilo musical ou personalidade da música no Brasil e do mundo.
A equipe de estagiários assume funções diversas: roteiristas, locutores, repórteres, gerenciadores de redes sociais, designers, programadores, secretários de redação, operadores de áudio, entre outras. A ideia dos professores Eliana Albuquerque e Antônio Figueiredo, responsáveis pela coordenação das atividades, é que os alunos terminem seus estágios sabendo fazer tudo dentro de uma emissora de rádio.
"É dessa rica experiência é que está nascendo a UESC 105,1 FM, a primeira rádio educadora do Sul da Bahia. Sua missão é trazer para o dial não apenas entretenimento com programas e música de qualidade, mas também informações e discussões que interessem à nossa região, calcadas na ética e no compromisso com o público. A rádio UESC já é a nossa rádio!" comemora a professora Eliana Albuquerque.
Equipe:
Coordenação: Prof. Eliana Albuquerque;
Secretário de Redação: Marcos Paulo Pinheiro;
Produção, Edição, Locução e Reportagens: Eli de Arruda; Mateus Albuquerque; Luis Reis; Saul Miranda; Thais Mota; Andressa Santos; Pablo Brandão; Fabrine Farias; Igor Batista; Abel Oliveira; Victor Rezende; Jonathan da Silva; Juliano Rauni; Isaque Nascimento; Blenda Cavalcante; Isis Santiago; Amanda Macedo; Amanda Oliveira; Herlon Novaes e Vivian Paiva.
Serviço
O Que: Lançamento da Rádio UESC FM 105.1
Quem: Universidade Estadual de Santa Cruz 
Quando: quarta-feira(10), as 9 horas
Onde: auditório do 5º andar do edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário