sexta-feira, 24 de julho de 2015

Do tráfico à inovação, transformação de Medellín é tema de encontro gratuito

Ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social da cidade, Jorge Melguizo, vem a Salvador, Lauro de Freitas e Ilhéus
Salvador - Como uma cidade se transforma de capital do crime e do tráfico de drogas à mais inovadora do mundo? Um dos atores envolvidos no renascimento de Medellín, na Colômbia, o ex-secretário das pastas de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social da cidade, Jorge Melguizo, vem a Lauro de Freitas, Salvador e Ilhéus para participar do evento gratuito Encontros Criativos, realizado pelo Sebrae. Sob o tema “Medellín - Cidade Criativa”, as palestras acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de julho, respectivamente.
Após grandes intervenções urbanas, sociais, educacionais e culturais, que passaram pela cooperação público-privada, a segunda maior cidade colombiana se tornou um modelo de análise quanto a boas práticas no âmbito das políticas públicas. Voltado para empreendedores e profissionais da Economia Criativa, o encontro visa compartilhar elementos-chave para a construção de alianças duradouras entre governos e empresários, abordando exemplos práticos de mecanismos que podem ser utilizados na atividade turística.
Os interessados em participar da atividade em Salvador devem preencher formulário disponível na fanpage do Facebook da BMiBrasil (www.facebook.com/barcelonamediabrasil). Em Lauro de Freitas, a inscrição pode ser realizada por meio do link (www.bit.ly/evento-seaes). Já em Ilhéus, é possível se inscrever pela Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800, ou pelo telefone do Sebrae na cidade, (73) 3634-4068.
Os Encontros Criativos são mensais e gratuitos, e realizados pelo Sebrae Bahia. Em Salvador, conta com parceria do governo estadual, prefeitura, Sistema Fieb, Barcelona Media e Jornal A Tarde. Em Lauro de Freitas apoiam o evento a prefeitura municipal e a Polícia Militar, enquanto que em Ilhéus são parceiros o Instituto Arapyaú e o Instituto Cabruca.
Programação dos Encontros Criativos:
27/07, 19h - Lauro de Freitas – Auditório da Unime, Av. Luis Tarquínio Pontes, 600, Centro.
28/07, 7h45 - Salvador - Auditório do Sebrae Bahia, Rua Horácio César, 64, Dois de Julho - Centro
29/07, 19h - Ilhéus - Centro de Convenções, Av. Soares Lopes, Centro.
Sobre Jorge Melguizo:
Jorge Melguizo é jornalista, consultor e palestrante em gestão pública, cultura, cultura cidadã, fortalecimento de organizações da sociedade civil e convivência e segurança. Atua por toda a América Latina, compartilhando os recentes processos de transformação urbana, social, educativa e cultural de Medellín. Foi gerente do Centro de Medellín (2004 – 2005), secretário de Cultura Cidadã (2005 – 2009) e secretário de Desenvolvimento Social da cidade (2009 – 2010).
Atua na cidade de Buenos Aires, desenvolvendo assessoria permanente para o governo municipal, em projetos urbanos integrais – habitat e inclusão social – nas vilas e bairros em piores condições físicas e sociais. É membro do Comitê Diretivo de RESURBE, programa mundial de resiliência urbana e ambiental, coordenado pela Unesco – Comissão de Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário