quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Prefeitura de Itabuna apoio empreendedorismo e atrai empresas

Cerca de 6.500 trabalhadores que viviam na informalidade tornaram-se Microempreendedores Individuais (MEI), desde que o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assumiu o comando da administração municipal. Este era o caso de Pedro Neto, empresário com loja no Calçadão da Rui Barbosa, que será entregue nesta sexta – feira, às 10 horas.
Itabuna foi um dos primeiros municípios do Brasil a implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a criar a Sala do Empreendedor, um local que concentra ações voltadas para o empreendedorismo e ajuda o trabalhador a sair da informalidade. 
“Na Sala do Empreendedor, os interessados encontram orientações para o planejamento, abertura e registro, fortalecimento e desenvolvimento empresarial”, destaca o prefeito Claudevane Leite.
“O desenvolvimento de uma política de incentivos visando à atração de novos investimentos é estimulada e apoiada pelo governo municipal. O apoio às empresas já instaladas na cidade também é uma marca da atual gestão”, completa o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.
O atual governo também desenvolve o Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial (Pró-Desenvolvimento), que tem o objetivo de atrair novas empresas para o município, apoiar as já existentes e garantir a geração de emprego. Vinte e duas empresas já demonstraram interesse em se instalar no município e, juntas, podem gerar 1.300 empregos diretos e 1.650 indiretos, além de investimentos que ultrapassam a marca de R$ 40 milhões.
Intermediação de empregos - Com a implantação da unidade-modelo do SineBahia, uma iniciativa do governo municipal em parceria com o Governo do Estado, mais de 100 empresas de Itabuna já estão utilizando a intermediação para a contratação de trabalhadores formais.
Diariamente uma média de 120 profissionais em busca de colocação no mercado e empresas com necessidade de contratação têm sido atendidas. No local também acontecem cursos técnicos de Vendas e Qualidade no Atendimento. “Tudo isso movimenta a economia e estimula o trabalhador”, destaca José Humberto.
Também em parceria com o Sebrae, a Prefeitura tem valorizado ações empreendedoras. Pedro Jozino Neto, sempre que pode, participa das iniciativas. Acredita que, a partir da revitalização do Calçadão da Rui Barbosa e do apoio que o município tem dado para o fortalecimento do pequeno negócio em Itabuna, é possível sonhar ainda mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário